Aprovado projeto de Alice Portugal que cria Dia do Documentarista 

 O projeto de lei, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que institui o dia 7 de agosto como “Dia Nacional do Documentarista”, foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (18). O relator da proposta no Colegiado foi o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ).

Aprovado projeto de Alice Portugal que cria Dia do Documentarista

“Este gênero no Brasil tem sido premiado em várias oportunidades no mundo inteiro e a criação do Dia Nacional do Documentarista será um estímulo para o segmento e para esta importante linguagem cultural”, afirmou a deputada, lamentando o fato de a matéria ser aprovada neste momento em que o presidente ilegítimo Michel Temer extinguiu o Ministério da Cultura.

O dia 7 de agosto é a data de nascimento de Olney São Paulo, artista baiano que foi preso e torturado durante a ditadura militar, por conta do filme Manhã Cinzenta (1969), que retrata imagens impressionantes das manifestações de rua contra a ditadura em 1968.

A indicação da data comemorativa partiu da ex-presidenta da Associação Brasileira dos Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD Nacional), Solange Lima. Segundo ela, a criação desta data é fundamental para o país refletir sobre a importância do documentário no fortalecimento da cultura brasileira.

A matéria segue agora para apreciação conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e depois vai para análise no Senado.

Confira o depoimento da deputada Alice Portugal na votação do projeto: