Manifestantes ocupam sede do Iphan em São Luís no Maranhão

Manifestantes contra a extinção do Ministério da Cultura ocuparam no início da tarde desta quarta-feira (18) a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em São Luís, capital do Maranhão. Os manifestantes seguem os demais grupos culturais do Brasil que decidiram ocupar as instituições culturais em protesto contra a política do governo golpista de Temer.

Representantes do Conselho Nacional de Cultura, professores e artistas participam de protesto na sede do IPHAN em São Luís - Foto: G1/MA

São Luís é uma das 11 capitais que realizam atos contra o fim do Ministério da Cultura. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Aracaju, Fortaleza, entre outras foram ocupadas entre segunda (16) e terça-feira (17).

No Maranhão, a ocupação conta com a participação de representantes locais do Conselho Nacional de Cultura, professores e artistas que avisam que a ocupação será por tempo indeterminado.

A representante do Conselho Nacional de Cultura no MA, Simei Dantas, disse que a principal razão do protesto é a extinção do Ministério da Cultura (Minc). “Nós estamos aqui reunidos para protestar contra o fim do Ministério da Cultura”, revelou a representante.

A artista e professora de teatro Michelle Cabral diz que apoia o Conselho Nacional de Cultura e acrescenta que está revoltada com a medida do governo golpista de Temer em transferir as atribuições do Minc para a pasta da Educação.

“Eu estou indignada com a medida do governo federal. Enquanto não forem tomadas providências que agradem o nosso setor, o setor da Cultura nós permaneceremos aqui”, completou Michelle.