Senado aprova proposta de distribuição de repelente no SUS 

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta (18) o projeto de lei que obriga o governo a oferecer às gestantes, de graça, repelente com eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti. A proposta, que segue agora para a Câmara dos Deputados, inclui a exigência no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Procon Fortaleza encontra variação de até 52% nos preços de repelentes

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora da matéria, diz que como ainda não existe vacina ou tratamento antiviral específico contra o Zika vírus, a melhor providência é prevenir a doença e suas complicações como a microcefalia, é o uso de repelente. “Dentre as principais medidas de proteção, destaca-se o uso de repelentes”, justifica.

Segundo ela, a progressão da epidemia motivou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendar o uso do protetor nas gestantes. “Ressalta-se que o mosquito vetor também é responsável pela dengue, febre amarela e chikungunya”.

O relator na CAS, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que deu parecer favorável ao projeto, disse que “a situação epidemiológica da microcefalia no país é grave e merece a atenção das autoridades sanitárias no sentido da adoção de todas as medidas cabíveis para o seu combate".

Para ele, a distribuição gratuita de repelentes às gestantes é medida necessária para proteger os bebês de uma possível infecção pelo Zika vírus.