UFF aprova, em definitivo, adesão ao Reuni

O Conselho Universitário da UFF aprovou, no dia 14, por unanimidade e em definitivo, a adesão ao Reuni, projeto do governo federal que prevê aumento no repasse de verbas para as universidades em troca de abertura de mais vagas para alunos. A primeira v

Nesta sexta (14), a reunião foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça no Centro de Niterói, devido ao tumulto ocorrido na sessão da última quarta-feira, 12, na Sala dos Conselhos da Reitoria, quando algumas pessoas impediram a continuidade da reunião a partir do momento em que o reitor Roberto Salles, presidente do Conselho, anunciou o início do processo de votação.



O projeto aprovado será encaminhado ao MEC, que poderá aprová-lo ou não, para obter recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).



No dia 12, Roberto Salles, chegou a dizer que estranhava o protesto dos alunos e afirmou que o Reuni injetará R$ 200 milhões na universidade e que serão contratados, dentro de quatro anos, 700 novos professores.



''Nós estamos há seis meses discutindo um projeto de reestruturação da UFF. Todas as universidades federais do Rio de Janeiro já aprovaram. E quando nós marcamos uma reunião, de uma maneira assustadora, um grupo de alunos que querem partidarizar a universidade subiu na mesa'', relatou Salles. ''Eles me cercaram, queriam me impedir de falar, jogaram água em cima de mim e me deram tapas nas costas''.



MEC já aprovou o Reuni de 33 universidades



A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação publicou no Diário Oficial, de 7 de dezembro, a lista das 33 instituições federais de ensino superior (Ifes) que já tiveram seus projetos de expansão submetidos ao Reuni aprovados pelo MEC. Outras oito propostas encontram-se sob análise do Comitê de Consultores da Sesu.



No total, 42 instituições já submeteram seus projetos de expansão ao programa. No estado do Rio de Janeiro, a UFRJ, a UniRio, a UFRRJ, e agora a UFF, aprovaram seus planos, e os da UFRJ e da UniRio já foram aprovados pelo MEC; o da Federal Rural (UFRRJ) está em análise.