Sociedade condena mudança na EBC que fere liberdade de expressão

Há poucos dias no poder, o governo interino Temer já vem causado um impacto com suas medidas negativas, ferindo o acesso às políticas sociais e à liberdade de expressão. Nesta terça-feira (17), Temer decidiu exonerar o recém-empossado presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Ricardo Melo, esse que foi eleito dentro das normas legais e estatutárias, para indicar alguém ligado ao seu grupo político, desvirtuando, dessa forma, o papel da comunicação pública e apartidária. 

Sociedade condena mudança na EBC que fere a liberdade de expressão

A EBC foi inaugurada em 2007 com o desafio de avançar na concretização da complementaridade de modelos de exploração do serviço de televisão, conforme assinala a Constituição Federal de 1988 e contém um conselho curador composto por funcionários da empresa, membros do governo e a sociedade civil organizada. 

Vários jornalistas, intelectuais e artistas se pronunciaram, antes mesmo da exoneração de Ricardo Melo, sobre o risco da interferência de um grupo político nos rumos da comunicação pública brasileira. 

Confira abaixo alguns depoimentos: 


Fernando Morais-  jornalista, biógrafo e escritor

"Estou aqui somando a minha voz contra a primeira brutalidade do regime golpista do Temer, que pretende nomear um novo presidente para a EBC, substituindo Ricardo Melo, um presidente eleito democraticamente.  Querem fazer com a EBC o que fizeram com a TV cultura em São Paulo, transformando o canal em um diário oficial do Palácio dos Bandeirantes".

 

Márcio Meirelles Diretor teatral, cenógrafo e figurinista


"A TV pública é independente, com representantes da sociedade civil, membros do governo, dos próprios funcionários e ela veicula a produção independente, brasileira, contribuindo também para a produção do audiovisual, por isso é importante preservar a TV Brasil".



Bemvindo Sequeira- Ator, humorista, autor e diretor de teatro, cinema e televisão

"No momento em que a democracia no Brasil é golpeada, tentam dar mais um golpe, dessa vez contra a EBC, na pessoa do seu presidente, Ricardo Melo. Eu digo não à intervenção na EBC e apoio o direito de Ricardo Melo exercer o seu mandato". 

João Pedro Stédile- Coordenador nacional do MST 

"Não há possibilidade de demcoracia sem um sistema de informação público de comunicação como a EBC. Os atos do governo Temer são ilegítimos, querendo mudar as regras da empresa". 



Regina Zappa- Jornalista, escritora, roteirista e professora universitária

"A televisão pública não é a mesma coisa que uma televisão governamental. Como o próprio nome diz, ela deve servir ao público. Não podemos abrir mão de um canal de comunicação independente, que se move em direção aos direitos humanos, da cidadania e da diversidade cultural".


 

Flávio Renegado- Rapper  

"Quero declarar meu apoio à EBC e falar da importância de uma TV pública, em uma sociedade como a nossa, onde os meios de comunicação não beneficiam todas as parcelas da sociedade. A EBC vem dando voz a essa população exluida".


João Jorge Santos Rodrigues- Presidente do Olodum

"A comunicação pública é muito importante para o Brasil. Manter o sistema da EBC com controle público e qualidade de informação e ao mesmo tempo com acesso independente de governo, é fundamental para a democracia no Brasil".

 

Maria Rezende- Poeta e performer

"Eu queria manifestar a minha profunda indignação com a proposta do presidente interino Michel Temer de trocar a presidência da EBC e transformar a TV Brasil em algo que ele chama de utilidade pública, falando sobre a ações do governo. A TV Brasil é justamente um espaço de utilidade pública, pois ela não é um espaço de propaganda governamental nem partidária".