Com "sonoro não", antropóloga também rejeita convite para Cultura

O governo de Michel Temer sofreu o segundo revés na sua busca por uma mulher para assumir a Secretaria Nacional de Cultura. Depois de a apresentadora Marília Gabriela ter recusado convite para o posto, nesta segunda (16) foi a vez de a antropóloga cearense Cláudia Leitão rejeitar o cargo. Em sua página no Facebook, ela comunicou que foi sondada para a vaga, mas respondeu como "sonoro não".  

Cláudia Leitão

Secretária de Cultura do Ceará entre 2003 e 2006 e ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão aproveitou para criticar a transferência da pasta da Cultura para dentro do Ministério da Educação. 

"Acabo de ser sondada para assumir a Secretaria Nacional da Cultura dentro do MEC, no Governo Temer. Respondi com um sonoro "não"! Espero que nenhuma mulher aceite esse convite e dessa forma não contribua para a transfiguração do MinC num apêndice do MEC", escreveu Cláuda, que é pesquisadora e professora da Univeridade Estadual do Ceará, na rede social.

A junção dos ministérios tem sido alvo de variadas críticas de gestores e artistas. Em reação à repercussão, e também para tentar minimizar a imagem negativa de um ministério que excluiu a presença feminina na gestão, Temer estaria em busca de uma mulher para comandar  a Cultura, agora rebaixada ao segundo escalão.

"Continuemos a nossa luta. Mobilizemos o país! Não à extinção do Ministério da Cultura! Viva a cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento brasileiro!", escreveu ainda Cláudia Leitão. 

Neste fim de semana, a mídia divulgou que a apresentadora Marília Gabriela também teria recusado convite para a pasta. O convite teria sido feito pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

A nova negativa expõe as dificuldades do governo de montar a equipe de "notáveis" alardeada por Temer. Pessoas de expressão evitam associar seus nomes a uma gestão ilegítima, que assume mediante um golpe parlamentar e que já se anuncia "impopular".