Símbolo de Santa Catarina, Ponte Hercílio Luz completa 90 anos

Primeira ligação terrestre entre a Ilha de Santa Catarina e o continente, a ponte Hercílio Luz completou 90 anos na sexta-feira (13) em meio a uma nova fase de restauração que promete devolvê-la ao uso para o trânsito até o final de 2018.

Ponte HL - Julio Cavalheiro

“Estou muito otimista. O cronograma está sendo bem executado, com os prazos sendo cumpridos. Temos muito orgulho da Ponte Hercílio Luz. Trabalhamos para que nossa ponte continue como um símbolo histórico com valor arquitetônico e um grande atrativo visual, mas também para que volte a cumprir o seu importante papel na mobilidade da região. Tenho certeza de que isso vai acontecer”, destaca o governador Raimundo Colombo.

Em março de 2016, foi concluída a construção da estrutura chamada ponte segura. Trata-se da implantação de um apoio temporário, com a finalidade de estabilizar a estrutura da obra original, garantindo a sua integridade à efetiva conclusão de sua recuperação. Foram instaladas cinco estruturas em formato de treliças entre as quatro torres erguidas abaixo da estrutura original. Como a base das torres é submersa, o trabalho realizado foi bastante complexo.

Agora, já está em andamento a última etapa das obras de restauração. O contrato com o Grupo Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016 e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é de 30 meses, o que permitirá a conclusão no segundo semestre de 2018.

O consultor executivo de infraestrutura do Deinfra, Cleiton Bortoluzzi, explica que a empresa contratada está montando o novo canteiro de obras e trazendo peças e equipamentos de apoio. Serão montadas, por exemplo, seis gruas que vão operar durante todo o trabalho de restauração. As peças da primeira grua já chegaram e as das outras cinco chegam nos próximos dias. E no início de junho, as gruas serão montadas e vão transformar o atual cenário da obra. Bortoluzzi lembra, ainda, que ao longo dos próximos três meses a empresa trabalha também nas duas cabeceiras no reforço dos pilares e na colocação de novas estacas para sustentação das torres durante o processo de restauração.

Até o final da obra, os trabalhos também envolverão reforço das fundações; instalação de 54 macacos hidráulicos para transferência de carga (suspensão do vão central); reforço da estrutura central da ponte; montagem das novas barras de olhal; transferência de carga definitiva (ponte volta a sustentar o próprio peso); montagem de novo pavimento (pavimento rodoviário e ciclovia) e desmontagem da estrutura provisória.

Expectativas pela reabertura
A Ponte Hercílio Luz foi interditada ao tráfego em 22 de janeiro de 1982, sendo parcialmente reaberta seis anos depois, em 15 de março de 1988, somente para uso de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Em 4 de julho de 1991, entretanto, a travessia foi definitivamente fechada a qualquer tipo de veículo, ocasião em que foi retirado o piso asfáltico do seu vão central.

A perspectiva, ainda que distante, de reabertura da ponte, já vem gerando muita expectativa em moradores e turistas de Florianópolis.

“Há vários anos ouço falar dessa ponte e é a primeira vez que venho aqui para conhecê-la. Mas a gente fica triste de ver essa coisa tão linda, mas sem serventia para a população”, disse Vera Lúcia da Silva, do município paulista de Jandira.

“Já passei por esta ponte inúmeras vezes, de carro, ônibus e mesmo a pé. Ela faz parte da vida e da história de nós, moradores mais antigos da cidade. Guardo lembranças muito boas dela e, por isso fico triste com essas muitas décadas de interdição. Mas também estou ansioso em vê-la novamente aberta ao tráfego e contribuindo para a mobilidade urbana da região”, disse o florianopolitano Mauro Miranda, de 56 anos.

“Tenho muita saudade de passar por essa ponte, que é uma coisa linda, de dia ainda mais à noite, toda iluminada. Espero poder voltar a passar por ela em breve, algo que fiz inúmeras vezes em minha juventude”, disse Marcos Antônio de Andrade, de 55 anos.

História

Foram três anos e meio de trabalho. A Ponte Hercílio Luz foi construída entre novembro de 1922 e maio de 1926 pela empresa americana Byington & Sundstrom. O projeto é de autoria do engenheiro David Barnard Steinman, das firmas associadas Robinson & Steinman e todo o material utilizado na construção veio de navio dos Estados Unidos. A inauguração oficial, com liberação para o trânsito, aconteceu em 13 de maio de 1926.

A ideia inicial era nomeá-la Ponte da Independência, mas optou-se pelo nome Ponte Hercílio Luz em homenagem ao governador do Estado que foi um dos principais responsáveis pela idealização da obra.

Segundo o historiador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Angelo Renato Biléssimo, um dos principais objetivos de Hercílio Luz com a construção da ponte era consolidar Florianópolis como centro político e administrativo de Santa Catarina. “À época, havia uma forte pressão para transferir a capital para Lages ou Curitibanos, cidades localizadas em uma área mais central do estado e de melhor acesso, tendo em vista que a travessia para Florianópolis era toda feita por balsas.”

Hercílio Luz, entretanto, não chegou a ver a obra concluída. Em meados de 1924, sua saúde declinou rapidamente, possivelmente devido a um câncer de estômago e, providenciou-se uma inauguração simbólica da ponte, em 8 de outubro do mesmo ano, por meio de uma réplica de madeira construída junto ao trapiche de Florianópolis. Hercílio Luz faleceria 12 dias após o evento.

Segundo registros da época, a obra custou o equivalente a dois orçamentos anuais do Estado de Santa Catarina, quantia mediante a financiamentos junto a instituições financeiras norte-americanas. O pagamento do empréstimo só seria finalizado em 1978, mais de 50 anos após a inauguração da obra.

Atualmente considerada um símbolo de Florianópolis e Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz foi oficialmente tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico municipal em 4 de agosto de 1992, e estadual em 13 de maio de 1997.

Já em 15 de maio de 1997, o Ministério da Cultura reconheceu a estrutura como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil.

A ponte em números
Extensão total: 821 metros
Viaduto insular: 259 metros
Viaduto continental: 222,5 metros
Vão central: 339,5 metros
Altura das torres: 74,21 metros, a partir do nível do mar
Altura do vão pênsil: 30,86 metros, a partir do nível do mar
Peso da estrutura de aço: aproximadamente 5 mil toneladas

Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação e Agencia AL