Gilmar Mendes cancela depoimentos da investigação de Aécio

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, segue cancelando as investigações contra o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG). Depois de arquivar a coleta de provas em documentos e arquivos apreendidos na Operação Lava Jato para apurar o envolvimento de Aécio em duas denúncias diferentes, agora foi a vez do cancelamento dos depoimentos do senador e de testemunhas relacionadas aos casos.

Postura e voto de Gilmar Mendes são apontados como “desespero”

Uma das denúncias aponta que o senador comandava um esquema de corrupção em Furnas, e a outra que ele teve influência em ações para influenciar o resultado da CPI dos Correios, em 2005 – ele teria, junto com o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), tentado ocultar da comissão o chamado mensalão mineiro.

Aécio foi alvo de pedido de abertura de dois inquéritos pela Procuradoria Geral da República, comandada por Rodrigo Janot, ao STF, tendo como uma das bases para isso a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. Gilmar mandou apurar o caso, mas no dia seguinte, mandou arquivar a coleta de provas.