PCdoB reúne pré-candidatos e traça estratégias para eleições 2016

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Maranhão, promoveu neste sábado (14) encontro com os presidentes municipais da legenda e pré-candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2016. O evento, realizado na Assembleia Legislativa, foi comandando pelo presidente estadual do partido, Márcio Jerry, e contou com a participação do governador Flávio Dino.

Encontro PCdoB Maranhão

 O encontro contou com a participação de lideranças de todas as regiões do Maranhão e serviu como importante espaço de diálogo e alinhamento de diretrizes e ideologias das políticas do PCdoB para o estado. Na ocasião, além do debate acerca do posicionamento político do partido na conjuntura estadual e nacional, os pré-candidatos participaram de palestras sobre regras eleitorais, propaganda política, redes sociais e espaço destinado para sanar dúvidas.

O presidente estadual, Márcio Jerry, ressaltou que o evento teve importância significativa para organizar a campanha dos pré-candidatos do PCdoB em todo o Maranhão. Em seu discurso de posicionamento político, ele abordou quatro pontos fundamentais para alinhar o discurso dos pré-candidatos com as diretrizes do partido à nível nacional e estadual.

O primeiro tema abordado foi em relação a repercussão da conjuntura nacional no processo eleitoral de 2016. De acordo com Márcio Jerry, o PCdoB é o partido que mais destacadamente, através de seus representantes, tem colocado para o Brasil e para o mundo a dimensão grave do impasse institucional criado com graves precedentes para o futuro. “Esse é um debate que nós não podemos ignorar, porque o nosso partido está imerso nele, é um protagonista muito ativo, muito forte desse debate”, ressaltou.

Outro assunto enfatizado como relevante para o processo eleitoral foi o papel do Governo e as diversas realizações e mudanças que estão sendo, progressivamente, percebidas no Maranhão. Jerry realçou que as ações e o modo de administrar do governador Flávio Dino tem que servir de exemplo para cada um dos pré-candidatos do estado. Ele expôs ainda a necessidade de constituição de políticas partidárias e sociais em cada um dos municípios do Maranhão, além das alianças visando às eleições de 2016.

“A gente vai realmente dar uma salto de qualidade muito grande nas eleições de 2016 porque nós temos muitas e boas pré-candidaturas competitivas em todas as regiões do Maranhão. Mas nós vamos ter que fazer essa gestão política refinada para que a gente possa juntar forças com outros partidos”, explicou Jerry.

O vereador Pedro Belo, pré-candidato a prefeito da cidade de Codó, destacou que o PCdoB se preocupa com seu militante, e elogiou a iniciativa de realizar um encontro para tirar uma série de dúvidas dos postulantes a cargos no poder executivo e legislativo, além dos presidentes de diretórios municipais. “Pretendemos fazer o maior número de prefeitos e vereadores e mostrar para o Maranhão que as administrações municipais têm que ser bem parecidas com essa gestão do governador Flávio Dino, que tem feito um ótimo trabalho, com uma política voltada para as pessoas que mais precisam”, frisou.

Flávio Dino

O governador Flávio Dino participou do encontro e discorreu sobre uma série de assuntos que serão primordiais para a construção de candidaturas fortes e que obtenham êxito nas próximas eleições. A conjuntura nacional e a importância de manter um discurso firme e corajoso, ideologicamente, foram pontos exaltados por ele, que foi um dos protagonistas da luta em defesa da democracia e da Constituição. “Eu não quero pra mim um veredito de oportunista, de um fraco, de um covarde, de um incoerente, de quem se esconde de uma conjuntura”, sublinhou.

Flávio Dino expressou a atual realidade e as mudanças que serão notadas nas próximas eleições com o fim do modelo empresarial de financiamento de campanha e com a crise política pela qual o Brasil inteiro passa. Ele citou que é preciso mudar a ideia de pleito com apoio de agiotas ou convênios eleitoreiros que está arraigada na política maranhense há décadas.

“O modelo tradicional de financiamento da política também deu errado no Estado. Basta olhar a quantidade de gente inelegível pelo resto da vida. Por causa de tanta conta rejeitada, tanto processo, tanta coisa. E a gente não pode repetir isso. Porque depois quem paga em primeiro lugar é a população”, disse o governador.

Ele destacou que é por isso que configura o Governo a partir de uma visão coerente com isto, e busca, num quadro de dificuldades, dar acima de tudo resultados ao povo diretamente. Dino disse que sua administração é baseada em quatro dogmas de fé: pagamento do funcionalismo público, saúde, pagamento de dívidas e manutenção em dia das obras que estão em andamento. “A gente tá desde o começo do Governo fazendo um esforço muito grande para poder concluir obras, inaugurar obras e iniciar novas obras. Como nós temos feito hoje em todas as regiões”, sublinhou.

Para ele, a ligação das questões nacional e estadual com a eleição municipal coloca os pré-candidatos do PCdoB em uma posição boa por conta da opinião da população maranhense quanto ao golpe orquestrado contra a presidenta Dilma. “Vocês estarão com o sentimento da maioria da sociedade”, enfatizou.

Flávio Dino finalizou seu discurso realçando que apoiará os pré-candidatos do partido, participará de caminhadas e a maior ajuda que dará para o PCdoB será governar bem o Maranhão. “Tenham a certeza que vale a pena. Vale a pena a gente fazer bem feito, o melhor, se dedicar a uma causa, se sacrificar por ela, a gente olhar aos mais pobres como iguais, a gente se indignar com as injustiças, sentir como nossas as dores alheiras, ter respeito autêntico pelos outros, acreditar numa política diferente, ser combatente da causa da justiça, acreditar no Maranhão e no Brasil, viver para transformar, vale a pena”, finalizou.