Paraguai: Bancada progressista se solidariza com povo brasileiro

Dirigentes e parlamentares da Frente Guasu, coalizão política de partidos de esquerda da qual o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, é integrante, enviaram uma mensagem de solidariedade ao povo brasileiro. Depois de já ter enfrentado um golpe e se restabelecido no cenário político nacional, eles afirmam que a resistência popular é fundamental para o resgate da democracia.

Manifestação contra o golpe em Foz do Iguaçu - Reprodução

Um dos porta-vozes do movimento é o deputado Ricardo Canese, que integra também o Parlasul, ele afirma que o povo paraguaio é solidário, sobretudo ao povo brasileiro, mas também à presidenta Dilma Rousseff. “Trazemos uma carta de solidariedade ao povo brasileiro, e nos preocupamos com a democracia que está em risco”.

Para Canese, o golpe de Estado que acontece nesta quarta-feira (11) no Brasil é “totalmente ilegal, inconstitucional, como nós já sofremos [golpe contra Lugo em 2012], então manifestamos nossa solidariedade”.

Nesta terça-feira (10) a bancada progressista visitou a embaixada brasileira em Assunção, capital do Paraguai, para levar um documento onde expressa a solidariedade entre os povos. Ao mesmo tempo, uma manifestação acontecia em Ciudad Del Este, cidade na fronteira com o Brasil.

Em 2012, quando aconteceu o golpe no Paraguai, os brasileiros fizeram o mesmo. Uma manifestação se fundiu bem no meio da Ponte da Amizade, que liga as cidades de Foz do Iguaçu, do lado brasileiro, e CDE, do lado paraguaio. Desta vez foram os paraguaios que “atravessaram a fronteira” para expressar sua indignação com o golpe no Brasil.

Assista ao vídeo da bancada (em espanhol)