Vanessa rebate Renan: Como ficará a democracia do Brasil?

A líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (AM), rebateu a decisão do presidente da Casa, Renan Calheiros que, ao abrir sessão na tarde desta segunda-feira (9) no plenário da Casa, decidiu ignorar uma decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão que solicitou a anulação do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff por condutas ilegítimas no processo conduzido pelo então presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Vanessa rebate Renan
Do alto da tribuna, a senadora lamentou a decisão do presidente do Senado “que sequer leu a íntegra do pedido" de Waldir Maranhão.

Vanessa Grazziotin pediu a compreensão do presidente da Casa e questionou como será a resposta do presidente da Câmara, caso amanhã o presidente do Senado encaminhe alguma solicitação à Câmara. Para ela, Renan foi desrespeitoso não só com Waldir Maranhão, mas com todo o povo brasileiro que votou na presidenta Dilma Rousseff.

A senadora destacou ao presidente Renan que não estão discutindo um projeto de lei ou uma emenda à Constituição, "aqui nós estamos discutindo o processo que pretende tirar o mandato de uma presidente da República, eleita democraticamente por 54 milhões de votos de brasileiros e brasileiras. Para Vanessa, o mínimo de que nós precisamos, mesmo sendo minoria, é a garantia da democracia.

"Junto com essa Casa, a Câmara compõe o Congresso Nacional".



Vanessa Grazziotin disse que não há nada de “intempestivo” no pedido e questionou o presidente do Senado pelo não reconhecimento de uma solicitação da Câmara dos Deputados. "Qual será a sua postura quando vossa excelência tiver que solicitar algo ao presidente da Câmara?".

"Como ficará a nossa democracia e eu digo não ficará, estão resgando a Constituição", rebateu a senadora, insistindo para que o presidente determinasse que seja feita a leitura da solicitação para que os senadores possam tomar conhecimento do que exatamente o presidente da Câmara está apresentando. “Como ficará a democracia do Brasil?”, questionou Vanessa Grazziotin.



Assista o vídeo abaixo: