“Os espaços fundamentais são da esquerda”, diz dirigente cubano

Em visita à redação do Vermelho, o dirigente cubano Leonel Gonzalez, responsável pela Associação Martin Luther King em Cuba, falou sobre o processo delicado pelo qual a esquerda passa atualmente no continente. “Os espaços fundamentais são da esquerda e não podemos perdê-los para a direita”, falou em relação às manifestações recentes realizadas por setores reacionários que defendem, entre outras pautas, a volta da ditadura militar e o impeachment da presidenta Dilma.

Leonel Gonzalez - Vermelho

Para Gonzalez, a esquerda deve se articular de modo a aprofundar a luta pela democracia. Para isso é necessário resgatar as conquistas sociais obtidas ao longo da última década em decorrência de processos progressistas que se instalaram no continente.

Gonzalez foi um dos articuladores da luta contra a Alca, no começo do século e disse que o caminho para a esquerda agora é novamente se unir em torno de uma grande bandeira, para mobilizar a população de forma massiva, como aconteceu antes.

O dirigente esteve no Brasil em missão oficial do Partido Comunista de Cuba para conversar com movimentos sociais e partidos da esquerda brasileira. 

Assista à entrevista na íntegra: