Senadores apresentam dois votos em separado contra impeachment 

O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentam votos em separado ao parecer pela admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef, apresentado nesta quarta-feira (4) pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Costa já leu o voto no período da manhã e a senadora deve apresentar o dela na tarde/noite desta quinta-feira (5). 

Senadores apresentam dois votos em separado contra impeachment - Agência Senado

No voto, Humberto Costa argumenta que, no presidencialismo, para a interrupção do mandato do chefe de Estado e de governo, “exige-se a ocorrência de um pressuposto jurídico, fático, tipificado com todas as características acima apontadas… No presente caso, nenhuma dessas condições foi preenchida”, defendeu o senador.

Para Costa, “o procedimento que, no âmago, veicula conspiração, fere de morte um dos princípios constitucionais fundamentais, a saber, o “princípio presidencialista.”

Ele cita ainda trecho da defesa sobre a tese do golpe: “Nesses golpes não são utilizados tanques, bombardeios, canhões ou metralhadoras, como ocorre nos golpes militares. São usados argumentos jurídicos falsos, mentirosos, buscando-se substituir a violência das ações armadas pelas palavras ocas e hipócritas dos que se fingem de democratas para melhor pisotear a democracia no momento em que isto servir a seus interesses. Invoca-se a Constituição, apenas para que seja ela rasgada com elegância e sem ruídos”