Tocha olímpica chega à Brasília nesta terça 

A tocha olímpica passará por Brasília na manhã desta terça-feira (3). Após cerimônia no Palácio do Planalto com atletas, um condutor descerá a rampa, em direção ao Congresso Nacional. O atleta fará a volta em torno das cúpulas do Congresso, depois seguirá até a Alameda das Bandeiras passando pelo Palácio do Itamaraty, de onde seguirá para outros pontos do Distrito Federal. 

Tocha olímpica chega à Brasília nesta terça - Ministério do Esporte

De Brasília, começará a trilhar o caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. Mais de 300 municípios de todas as regiões do país receberão a tocha olímpica.

O revezamento começou em Olímpia, na Grécia, 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. De lá, a chama passou pela sede europeia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, pelas mãos de uma brasileira de 13 anos. E chega ao Brasil terça-feira, no Aeroporto Internacional de Brasília, por volta das 5 horas.

Em Brasília

Na capital federal, o fogo olímpico percorrerá 105 km, sendo 45 km nas mãos de 143 condutores. O trajeto termina às 20h30 em uma celebração na Esplanada dos Ministérios.

A secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros, disse que "o percurso será pelas regiões administrativas, pelo conjunto arquitetônico da cidade, pelos poderes. Enfim, tenho certeza que é um momento muito especial para Brasília, para o nosso País, apesar de ser um momento difícil que estamos vivendo na política."

Segundo a Polícia do Senado, a Esplanada dos Ministérios ficará fechada das 9h às 11h30, a partir da Catedral até a Praça dos Três Poderes, devido à passagem da tocha.