Lideranças repercutem proposta de plebiscito para novas eleições    

A proposta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que defende a realização de um plebiscito, para que a população brasileira decida sobre novas eleições, foi tema de declarações de lideranças políticas no ato deste domingo (1º de maio) no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Em reunião na sexta-feira (29), a Comissão Política do PCdoB decidiu que o plebiscito é mais uma forma de se contrapor ao golpe em curso no Congresso Nacional.

Por Railídia Carvalho

Povo no Anhangabaú primeiro de maio - Christian Braga/Jornalistas Livres

Para o vice-líder do governo, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) só novas eleições vão garantir um governo legal e legítimo que, na opinião dele, pode colaborar para a estabilização do país e retomar a adoção de medidas para o país recuperar o crescimento econômico.

 
"O PCdoB fez a denúncia, fez o debate, faz a resistência. E a resistência tem várias formas e uma delas é defender a soberania popular. O povo escolhe o presidente da república. Não é legitimo que o congresso queira afastar a presidenta sem ter nenhum tipo de crime que possa ser imputado a ela". argumentou Orlando.
 
Para o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, é preciso devolver ao povo o direito de decidir. "À medida que se ameaça a democracia e se constrói um golpe branco não tem outro caminho senão devolver ao povo o direito de decidir. A alternativa é consultar o conjunto da sociedade brasileira através de um plebiscito para que o povo decida se faz uma nova eleição", ressaltou.
 
Proposta em debate
 
Secretário Geral da Intersindical, Edson Carneiro Índio, declarou que neste momento a central é contrária a proposta do plebiscito, no entanto, está aberta ao debate. 
 
"Queremos ouvir os setores que estão defendendo a proposta mas achamos que o principal neste momento é denunciar um possível governo ilegítimo", afirmou. De toda forma o dirigente, concorda que a possibilidade de derrota do golpe está nas mãos do povo.
 
"A batalha no congresso é muito dificil mas não podemos desanimar. É pressionar os senadores, mostrar que eles não vão ter paz. A nossa expectativa é com o povo. E quem pode derrotar o golpe é o povo", disse Índio.
 
Oposição a um possível governo ilegítimo
 
O senador Lindberg Farias (PT-RJ) afirmou que o plebiscito é a alternativa em caso de aprovação do impeachment. "E se passar a posição do impeachment no senado, nós temos que fazer como o PCdoB tirou na sua última reunião: Fazer um plebiscito para chamar  eleições diretas porque nós não vamos aceitar um governo Temer, seria um governo ilegitimo", ressaltou Lindberg.
 
Apesar de ver o plebiscito como alternativa, Lindberg disse que a votação no Senado ainda está em disputa e pediu que a militância se mantenha mobilizada. "Essa militância, os partidos, movimentos sociais se levantou de uma forma tão bonita pra lutar contra o golpe. E o que precisamos agora é continuar mobilizados", convocou Lindberg.

Constituição e Soberania Popular

 
O vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, disse que a resistência ao golpe inclui também uma "poderosa oposição a um possível governo Temer". "Consideramos que a convocação de um plebiscito é uma perspectiva política mais adequada para encontrar soluções para esta crise, a partir da Constituição e da soberania do voto popular", afirmou.
 
Segundo Walter, a presidenta Dilma Rousseff terá condições de dizer se concorda ou não. "Ela tem muita generosidade pra encontrar uma solução que preserve as conquistas do nosso pais", avaliou. De acordo com ele, no contexto de "subversão institucional" vivido pelo país "a forma de tratar isso é resistir para derrotar o impeachment e ao mesmo tempo aprovar uma indicação de que povo veja a solução nas suas mãos para sair dessa crise econômica, política e encontrarmos o caminho da retomada do crescimento".