Hung Tran Anh: um pequeno recorte do cinema vietnamita

Diferente de quando citamos algum renomado diretor hollywoodiano, que imediatamente nos remete a dezenas de filmes, ao ouvir falar de Hung Tran Anh pode ser que uma dúvida paire no ar. Isso porque o que realmente se destaca é seu filme dos anos 90 que chegou ao Brasil com o nome O Cheiro do Papaia Verde.

Hung Tran Anh - Divulgação

Hung Tran Anh é um diretor franco-vietnamita que depois de seu grande sucesso lançou mais três filmes: As Luzes de um Verão (2000), Fugindo do Inferno (2008) e Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood (2010).

No decorrer da pesquisa que resultou em um Prosa, Poesia Arte especial sobre o Vietnã, em virtude da comemoração da vitória dos vietnamitas sobre os Estados Unidos em 1975, não foi possível encontrar um vasto material sobre o cinema local. Não que não exista, a produção é intensa, porém não está acessível ao Brasil.

Famosos em festivais mundo afora, os vietnamitas têm desenvolvido um cinema de ponta, um dos filmes que se destacou recentemente foi Buffalo Boy de Ming Nguyen Vo.

O Cheiro do Papaia Verde, premiado como melhor filme no festival de Cannes, relata a história de jovens camponesas vietnamitas que se mudam para a cidade a fim de trabalhar como domésticas.


Cena de O Cheiro do Papaia Verde 

Depois de um hiato, Tran Anh volta à produção cinematográfica apenas em 2000 com As Luzes de Um Verão, uma co-produção entre Vietnã e França, filmado em seu país de origem. Trata-se de três irmãs e um irmão que se para celebrar a memória da mãe. Mas apesar da intensa cumplicidade, cada um guarda seus próprios segredos que dão o tom da história.

Caracterizado pelos dramas, Tran Anh foge do esperado ao apresentar Fugindo do Inferno, produzido na França e rodado nos Estados Unidos, uma ação policial sobre um detetive particular que busca o filho desaparecido de um milionário chinês.

Em 2010 chegou às telas do mundo a última obra do diretor até o momento, trata-se de Norwegian Wood, que por aqui chegou com o título Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood. O filme baseia-se no livro do japonês Haruki Murakami que, que por sua vez, faz referência à canção homônima dos Beatles.