Cida: É hora da luta de ideias e de reafirmar o valor da democracia

Pré-candidata à vereadora do Recife pelo PCdoB, Cida Pedrosa lançou nesta sexta-feira (29) uma carta pública onde apresenta sua candidatura e alguns dos temas que vão compor sua plataforma de luta. Cida, poeta, advogada, gestora pública, feminista, militante política, explica também como funde todas essas faces para atuar, como atua, na defesa das bandeiras "que podem melhorar o bem viver das pessoas e do planeta", com compromisso e afeto. 

Cida: É uma boa hora para travar a luta de ideias e reafirmar o valor da democracia - Divulgação

Cida Pedrosa

Amigas e amigos, é a segunda vez que escrevo uma carta pública com a intenção de apresentar a minha pré-candidatura à vereadora da cidade do Recife, pelo Partido Comunista do Brasil, ao qual sou filiada há muitos anos.

Começo dizendo que não é um momento fácil para apresentar uma candidatura. Há uma desesperança e uma descrença enorme nas instituições, sentimentos estes plantados pela mídia conservadora e acirrados pela crise política e econômica. Mas, como militante, acredito ser uma boa hora para travarmos a luta de ideias e reafirmarmos o valor da democracia. O parlamento municipal pode vir a ser um espaço importante para a sobrevivência da liberdade e para servir de tribuna mais próxima para as bandeiras justas e a participação popular.

Esse foi o motivo pelo qual deixei a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde exercia o cargo de secretária. Saí com a certeza de ter contribuído para a implementação de uma política ambiental avançada e estruturadora. Construímos um legado de legislações protetivas e inovadoras, um programa de educação ambiental criativo e inclusivo, um projeto que vai mudar a face urbano-ambiental do Recife que é o Parque Capibaribe, sem contar com a revitalização do Jardim Botânico, que se tornou referência nacional, dentre tantas outras conquistas.

Feito este preâmbulo, termino de me apresentar: me chamo Cida Pedrosa, nasci em Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, resido em Recife há algumas décadas. Sou poeta, feminista, advogada de direitos humanos, especialista em ciência política, gestora pública, militante da cultura e pré-candidata à vereadora do Recife.

Vocês que agora me leem podem se fazer uma pergunta que às vezes também me faço – como unir essas facetas tão diferentes em uma só pessoa? Sei que a vida foi me montando assim:

– Como advogada fiz a defesa dos direitos sociais e civis no Centro de Defesa de Direitos Humanos da Diocese de Palmares, na FETAPE – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco; no CENDHEC – Centro Dom Helder Câmara, onde coordenei o Movimento Nacional de Direitos Humanos. Sempre na luta pelos menos favorecidos(as), trabalhadores(as), mulheres, negros e negras, crianças e adolescentes, idosos(as), pessoas com deficiência, pela cidadania LGBT e pelo direito à comunicação democrática, à cidade e a sobrevivência do planeta.

– Como gestora pública exerci cargos tanto na área de direitos humanos e segurança cidadã, como na área da gestão de saneamento, meio ambiente e sustentabilidade.

– Como militante de cultura estou na luta pelo seu reconhecimento como direito e pela sua garantia como bem essencial para a humanidade.

– Como artista vivencio a busca incessante pelo reconhecimento da classe, pelo direito à sobrevivência a partir dos frutos plantados por cada um e cada uma, pelo entendimento de que a arte e o (a) artista fazem parte de uma cadeia de economia criativa.

Enfim, aprendi desde cedo que a minha poesia e os meus saberes têm função social e quero, com compromisso e afeto, defender as bandeiras que podem melhorar o bem viver das pessoas e do planeta.

E como costumo dizer, para que se torne mantra: planeta, povo, política e poesia podem andar juntos, sempre!

Cida Pedrosa
abril de 2016

‪#‎EuSouDeCida
Para saber mais sobre as ações de nossa pré-campanha e as propostas de nosso estandarte acompanhe a nossa página nohttp://www.facebookcidappedrosa