A arte na guerra: fotos raras tiradas por vietnamitas

Muitos anos se passaram, depois da guerra do Vietnã, que terminou em 1975, sem que se conhecesse registros feitos pelos próprios vietnamitas. Muito se mostrou através das lentes ocidentais, mas os materiais produzidos por fotógrafos independentes, ou repórteres da agência Vietnã News, demoraram para ser revelados (não literalmente) depois da vitória dos vietcongues.

Vietnã - Divulgação

Em meio à guerra, as condições de trabalho dos repórteres e fotógrafos eram precárias. Eles não tinham centrais de informações onde pudessem, por exemplo, revelar suas fotos. O faziam, na maioria das vezes, aproveitando a escuridão da madrugada, sob a luz das estrelas, em meio aos campos de resistência. Outros, com medo de estragar o filme, revelavam apenas a metade.

Em 1990, 25 anos depois da guerra, o fotojornalista Doug Niven começou uma pesquisa e descobriu milhares de registros feitos pelos vietnamitas. Durante o estudo, ele descobriu que nove em cada dez fotógrafos foram mortos no campo de batalha por balas e bombas, e outros sucumbiram às doenças, como a malária.

Como resultado desta pesquisa, Niven selecionou 180 imagens e as respectivas histórias de seus corajosos fotógrafos para integrar o livro Another Vietnam (Outro Vietnã) publicado pela Nathional Geographic.

“Eu estava curioso sobre o que essas imagens fariam com as memórias do povo vietnamita. Este livro é uma tentativa de reunir imagens que mostram como as pessoas vietnamitas viram a guerra, e como era a visão desses fotógrafos”, esclareceu Doug Niven.

O Vermelho traz 16, destas 180, confira: