Seleções do País Basco e da Córsega jogarão amistoso em maio

A Seleção de futebol do País Basco acertou com a federação de futebol da Córsega, outro povo neocolonizado (pela França) e que está na mesma luta dos bascos por independência, autodeterminação e socialismo, também luta por ter sua própria seleção competindo internacionalmente. O jogo será disputado em Ajacio, na Córsega.

Público de amistoso entre Catalunha e País Basco em barcelona

A partida foi ratificada pela Federação Basca de Futebol (FBF), presidida por Luis María Elustondo.

Trata-se de um encontro inédito e com enorme carga simbólica. Não é o rival que a FBF procurava, já que a prioridade era uma seleção que competirá na Eurocopa a ser disputada na França, mas não foi encontrada nenhuma porta aberta nos contatos que foram tentados desde o início de 2016.

Foi a Associação de Futebol da Córsega quem aceitou o convite, que foi fechado em meados de abril e ratificado pela direção da FBF. Salvo alguma pressão política em contrário, ou do Estado espanhol ou do Partido nacionalista basco, o PNV, as duas seleções se confrontarão pela primeira vez na história.

A seleção Corsa, que teve autorização da Federação Francesa, é uma desconhecido no âmbito do futebol mundial. Seu currículo internacional é muito pequeno e se reduz a oito partidas, a última delas em 2015, quando derrotou em Bastiá, a capital financeira da Ilha de Córsega, a seleção de Burkina Faso. Na fotografia, Jean Louis Leca, goleiro do Bastia, com a bandeira da Córsega.

A sua estreia é o maior fato histórico, quando em 1967 enfrenta e perde para a França, em Marselha, por 2 a 0. Depois jogou contra as seleções de Camarões, Congo, Bretanha (outro selecionado não oficial), Gabão, Bulgária e um combinado de jogadores da primeira divisão francesa.

A equipe concentra principalmente jogadores dos times SC Bastia e AC Ajaccio, clubes corsos que jogam na Ligue 1, a primeira divisão.