PCdoB anuncia pré-candidatura da vereadora Jussara Cony à reeleição

A noite desta terça-feira, 26 de abril, marcou o anúncio, pelo PCdoB de Porto Alegre, da pré-candidatura à reeleição da vereadora Jussara Cony, feito durante plenária de prestação de contas do mandato, realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa gaúcha.

Ao explicitar a decisão, o presidente municipal do PCdoB, Márcio Cabral, destacou: “Jussara é imprescindível na Câmara Municipal não só para nosso partido, mas para o povo de Porto Alegre”. Por isso, completou, “estamos decididos a buscar a reeleição da Jussara e eleger outros companheiros”.

Para Cabral, o mandato da vereadora Jussara Cony “tem a cara do PCdoB e expressa a opinião política do partido na Câmara e em todos os espaços em que se faz presente: na luta das mulheres, por saúde, educação, na luta das populações mais vulneráveis e pelo direito à moradia”.

Conforme destacou o dirigente, o mandato da vereadora “traz no seu DNA a trajetória não só de uma vida pública de quase 40 anos, mas fundamentalmente o sentido que nosso partido tem manifestado em todos os espaços em que se coloca na vanguarda da defesa da democracia”. De acordo com Cabral, “a luta atual exige a combatividade dos comunistas neste desafio histórico de defender a democracia e as conquistas do povo brasileiro”.

“Sonhos que nos escoltam”

A vereadora e também poeta Jussara Cony iniciou sua fala fazendo referência a verso de Fernando Pessoa, ao dizer “não somos capazes de parar porque temos sonhos que nos escoltam”. Em seguida, destacou: “esta plenária dá início a mais uma etapa na jornada de lutas de 34 anos de vida pública, iniciada no Movimento pela Legalidade liderado por Brizola e nos tantos outros anos em que fui funcionária e aluna da UFRGS”.

Ao destacar trechos de carta em que anuncia sua pré-candidatura, a vereadora declarou, sobre o contexto político atual, que “cumprimos, à altura do que se espera dos revolucionários, o papel estratégico de enfrentamento aos fascistas e golpistas de plantão, incrustrados no poder financeiro, no empresariado, na mídia, numa maioria da Câmara Federal e numa parcela significativa do Judiciário, inimigos do Brasil articulados com os interesses do imperialismo norte-americano”.

Jussara também colocou que esta pré-candidatura “acontece num momento ímpar da vida política nacional, no qual está em curso um golpe que consiste em retirar do poder central da República, por meio de um impeachment infundado, a presidenta Dilma Rousseff, reeleita com mais de 54 milhões de votos, e que não cometeu nenhum crime de responsabilidade. Trata-se, portanto, de um desrespeito à Constituição Brasileira e ao Estado Democrático de Direito”.
Neste sentido, salientou que as pré-candidaturas comunistas se inserem no desafio de “garantir e ampliar nossos espaços, conquistados com muita luta e militância, que estão a serviço de um Brasil com justiça e desenvolvimento social, soberania nacional e democracia”.

Sobre o cenário municipal, Jussara disse que “nosso objetivo é fazer uma grande, combativa e revolucionária bancada do PCdoB na Câmara” a fim de contribuir para a construção de uma Porto Alegre “mais humana, justa, igualitária”, uma bancada do “bom e necessário combate, cujo papel central é representar os trabalhadores e trabalhadoras que constroem nossa cidade e nosso país”.


Combatividade

A deputada estadual Manuela D’ Ávila destacou que “Jussara expressa aquilo que temos sido ao longo de décadas: uma mulher combativa, que transforma sua luta em arte”.

Em seguida, Manuela explicou: “estamos vivendo tempos muito difíceis e isso nos aproxima, ao contrário do que esperam os fascistas”. E enfatizou: “A ofensiva deles é, sobretudo, anticomunista”.

Manuela lembrou ainda que “se é verdade que as eleições são importantes – porque é neste momento que nosso povo passa a atentar e discutir mais sobre política –, neste momento as eleições são ainda mais importantes porque estamos defendendo, em primeiro lugar, a continuidade de nossa existência”.

Bruna Rodrigues, da Uampa, lembrou que “Jussara é uma referência na luta por moradia e transcende gerações, sendo um símbolo da luta de todas as mulheres”. Haroldo Britto, da CTB-RS, destacou o papel da vereadora na defesa das bandeiras dos trabalhadores, em especial dos servidores públicos. O ex-deputado e presidente da Fundação Maurício Grabois no RS, Raul Carrion, enfatizou: “Jussara tem uma importante trajetória de lutas e isso traz confiança à população”. Representando o deputado estadual Juliano Roso, Enilson Gonçalves lembrou a trajetória de Jussara, como vereadora e deputada estadual, na construção do partido em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

Vitor Martins, presidente da UJS-Porto Alegre, e Lucas Maróstica, da UNA-LGBT, destacaram o fato de a vereadora simbolizar a política do PCdoB. Fabiane Dutra, da UBM-RS, recordou sua vivência com Jussara Cony e declarou: “nos dá orgulho saber que estamos lutando num partido em que há uma pessoa como ela, que dedica sua vida ao que há de melhor. Para todos”.

Fonte: Blog da Vereadora Jussara Cony