Evaldo Lima homenageia líder comunitária Salete Monteiro

O vereador do PCdoB, Evaldo Lima, propôs durante sessão plenária, que a rua Capitão Dakir, localizada no bairro Aerolândia, passe a ter o nome da líder comunitária, Salete Monteiro (in memorian).

Evaldo Lima homenageia líder comunitária Salete Monteiro

Homenagear Maria Salete Monteiro é homenagear a Associação de Moradores do Lagamar, a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Com a proposta do vereador do PCdoB, Evaldo Lima, a rua Capitão Dakir, localizada no bairro Aerolândia, passará a ter o nome da líder comunitária, que faleceu em 2013.

“Salete Monteiro foi uma militante histórica dos movimentos populares de Fortaleza, em particular das lutas do povo por melhores condições de vida e moradia, sua memória vive em nós, nas mobilizações de nossa gente, nas muitas conquistas”, enfatiza o vereador. A proposta da mudança na nomenclatura parte do desejo dos próprios moradores da Rua Capitão Dakir, expresso em abaixo-assinado, em prestar homenagem à líder comunitária.

Salete Monteiro surgiu nas lutas populares como liderança comunitária no bairro Lagamar, tendo sido eleita presidente da Associação de Moradores. Em seguida passou a compor a diretoria da Federação de Bairros de Favelas de Fortaleza, entidade que presidiu com grande dedicação e espírito de luta. Sua atuação no movimento comunitário foi marcada principalmente pela luta em favor da moradia, problema que até hoje afeta milhares de pessoas na capital cearense.

Salete dedicou-se a estruturar as entidades comunitárias em todo o estado, participando da organização do I Congresso Estadual de Associação Moradora, fundando uma entidade estadual, por ela presidida. Militante comunista há mais de 25 anos, Salete Monteiro atuou nas grandes batalhas políticas de que o PCdoB participou nos últimos tempos.