Cearenses desenvolvem soluções para a NASA

O NASA Space Apps Challenge aconteceu no último final de semana no FB Ideias, com apoio da Secitece

Cearenses desenvolvem soluções para a NASA

Pés no chão e cabeça nas estrelas! Essa foi a tônica dada às 54 horas de trabalho, pesquisa, inovação e criatividade do hackaton NASA Space Apps Challenge, realizado pela primeira vez em Fortaleza, com a participação de 60 jovens cearenses, entre os dias 22 e 24 de abril, no FB Ideias – Centro de Inovação e Empreendedorismo do Farias Brito.

A maratona internacional criada pela NASA ocorreu simultaneamente em 193 cidades e 72 países reunindo milhares de pessoas empenhadas em resolver problemas e produzir soluções open source para desafios globais propostos pela agência espacial.

Distribuídos em 13 equipes, os cearenses desenvolveram desde aplicativos, jogos, softwares de tratamento de dados, hardwares e protótipos que solucionem os problemas propostos nas áreas de Tecnologia, Aeronáutica, Estação Espacial, Sistema Solar, Terra e Jornada à Marte.

Representando a Secitece, Gabriella Purcaru, que coordena o projeto Corredores Digitais, ficou impressionada com o resultado do evento. "É impressionante ver o empenho dos jovens na resolução dos problemas propostos pela NASA. Todas as soluções tinham muita qualidade e funcionalidades úteis. E tudo feito por cearenses!", destaca. A coordenadora do Programa Tecnova-CE, Ana Kécia Rocha, também acompanhou a disputa.

O evento contou com a participação de estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas, além de engenheiros, programadores, makers, professores, consultores e empreendedores.

O Nasa Space Apps Challenge Fortaleza contou com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Federação das Indústrias do Ceará, Faculdade Farias Brito, Cecomil, Art&Cia e AllSigns.

De Harry Porter para o Espaço

O projeto vencedor foi o "The Silver Snitch", elaborado pelos estudantes de ensino médio do Colégio Farias Brito, Marcus Vinícius Holanda de Lima, Mariana Rêgo Gomes Alves, Erlenete Sousa, Luana Albuquerque, Aron Maciel, além de Bárbara Brandão, graduanda em Engenharia Mecatrônica pelo IFCE.

"Isso mostra a capacidade de nossos jovens, uma vez que eles competiam com professores, profissionais da área e até com mestres no assunto", lembra Gabriella Purcaru.

O desafio era criar um "Space Recreation", novas maneiras para que astronautas e cosmonautas usem seu tempo livre enquanto vivem a bordo de uma estação espacial internacional.

A proposta cearense teve como inspiração o famoso jogo de quadribol da série de ficção Harry Potter. No lugar do pomo de ouro, um drone multifuncional em formato esférico possibilitaria uma gama enorme de jogos, brincadeiras ou esportes, como tênis, caça ao drone ou o quadribol espacial. O drone "The Silver Snitch" será equipado por "um conjunto de seis motores ligados a hélices que serão usados como propulsores, além de quatro sensores de velocidade e proximidade que permitirão que o robô se mova suavemente e identifique obstáculos sem colidir com a nave", explica Marcos Vinicius.

O projeto AIRllergic, um aplicativo que mapeia a situação ambiental em tempo real e em qualquer lugar do planeta, auxiliando pessoas que possuam algum tipo de alergia respiratória, conquistou o segundo lugar. Na categoria People´s Choice, o vencedor foi o projeto TEP – Tensioned Elastic Platform, um aparelho para auxiliar na prática esportiva dos astronautas.

Os vencedores irão representar o Ceará na competição global, que vai escolher os ganhadores em cinco categorias para assistir ao lançamento de um veículo espacial no Centro Espacial John F. Kennedy (KSC), localizado no Cabo Canaveral, na Ilha Merritt, nos Estados Unidos.