Nota Pública do PCdoB:  A Coragem e a Luta derrotarão os Golpistas!

Por outro lado, temos a convicção que nossa ação firme e corajosa ganhará corações e mentes e será capaz de esclarecer o conjunto da população não só sobre o caráter golpista do impedimento sem causa da Presidenta mas, sobretudo, das consequências nefastas de um governo ilegítimo do golpista mor Michel Temer, o qual possui como “agenda” a ser implantada um verdadeiro “saco de maldades e retrocessos” contra o nosso país e as importantes conquistas de nosso povo.

CTB: Não ao golpe

Ante a votação na Câmara dos Deputados, sob a batuta do corrupto mor Eduardo Cunha, que autorizou a abertura do processo de impedimento da presidenta Dilma Rousseff, sem crime de responsabilidade, bem como das numerosas declarações de senadores no sentido de aprovar a instauração do processo no Senado e, consequentemente, afastar a Presidenta por até 180 dias, o que no nosso entendimento configura-se como um Golpe, com fachada institucional, o Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil de Cuiabá assim manifesta:

1. Repudiar os votos dos que aprovaram tal violência, na caricata sessão da Câmara Federal no dia 17 de abril, em especial dos deputados de Mato Grosso Adilton Sachetti, Fábio Garcia (ambos do PSB), Nilson Leitão (PSDB), Pastor Vitório Gali (PSC) e Tampinha (PSD), que de antemão já declaravam que iriam apoiar o Golpe;

2. Lamentar e repudiar o voto do deputado Carlos Bezerra (PMDB) que mesmo reconhecendo que a presidenta Dilma é uma pessoa honrada e que não cometeu nenhum crime, preferiu jogar no lixo da história toda sua trajetória democrática e apoiar o Golpe, sob o frágil e envergonhado argumento de “seguir a orientação do Partido”, sendo que não “fechou questão” e até mesmo o seu líder assim não procedeu.

3. Parabenizar e louvar os votos dos deputados Ságuas Moraes (PT) e Valtenir Pereira (PMDB) pelas posições firmes e decididas em defesa da Democracia e Contra o Golpe, sendo que o último inclusive votou contra a orientação de seu próprio partido.

4. Repudiar as posições já assumidas pelos senadores Blairo Maggi (sem partido), José Medeiros (PSD) de que votarão favoravelmente à abertura do processo de impedimento no Senado e que também votarão pelo afastamento definitivo da Presidenta;

5. Externar nossa indignação e decepção em relação posicionamento assumido pelo senador Wellington Fagundes, de que também votará pela admissibilidade do processo. Esperamos que o Senador reveja essa posição golpista, haja vista a inexistência de crime de responsabilidade. Ademais, abandonar o Governo por conveniência conjuntural constitui incoerência e ingratidão, típica de quem “cuspi no prato em que comeu”, pois sua eleição em muito se deveu às forças democráticas e populares (que hoje se postam contra o Golpe), à presidenta Dilma e ao ex-presidente Lula, que não mediram esforços para garantir sua eleição numa disputa acirradíssima. Isso sem falar que o mesmo é detentor de inúmeras indicações em generosos “espaços de poder” existentes em nosso Estado e, inclusive, ocupa a função de Vice Líder do Governo;

6. Conclamar a população em geral e, em especial, os setores organizados, para continuar nas ruas e nas redes denunciando o Golpe e defendendo a Democracia;

7. Por fim, conclamar @s militantes comunistas para, com coragem e sem vacilação, estarem na linha de frente dessa grande e decisiva batalha.

Temos a compreensão que essa batalha em Defesa da Democracia e Contra e Golpe, será longa e tenaz. Por outro lado, temos a convicção que nossa ação firme e corajosa ganhará corações e mentes e será capaz de esclarecer o conjunto da população não só sobre o caráter golpista do impedimento sem causa da Presidenta mas, sobretudo, das consequências nefastas de um governo ilegítimo do golpista mor Michel Temer, o qual possui como “agenda” a ser implantada um verdadeiro “saco de maldades e retrocessos” contra o nosso país e as importantes conquistas de nosso povo.

– Não vai ter Golpe! Os golpistas não passarão!

Cuiabá, MT, 23 de abril de 2016.

COMITÊ MUNICIPAL DO PCdoB/Cuiabá