Dilma foi temperada na adversidade e está confiante, diz Jandira

Nesta segunda-feira (18), deputados da base aliada estiveram no Palácio do Planalto onde se encontraram com a presidenta Dilma Rousseff. “Dilma foi temperada na adversidade, na dificuldade, e ela está com muita firmeza. Já está juntando este grupo para enfrentar o novo passo da batalha”, disse deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Dilma com bancada do PCdoB

Jandira ressaltou ainda que a votação na Câmara evidenciou os acordos espúrios dos parlamentares favoráveis ao impedimento, o que vai intensificar a atuação da população e do governo contra o golpe.

“Nosso foco agora é ganhar a batalha no Senado. Principalmente porque nós, deputados, as ruas, e a própria presidenta estamos com muita condição de enfrentar essa batalha”, salientou Jandira.

José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, reforçou a postura otimista da presidenta. “É impressionante como o astral da presidenta está de bom tom, animada, solidária. Agradeceu muito a nossa honradez, o tipo de voto que nós demos”.

Guimarães declarou que os deputados que votaram contra o impeachment permanecerão atuando fortemente contra o processo no Senado. “Nossa participação continua importante nas ruas, nas relações que temos com o Senado, para barrarmos o golpe. A luta está apenas começando. Tem um longo período de disputa política. E nós dissemos para ela: ‘presidenta, estamos com a senhora até debaixo d’água’”, disse.

Ele destacou também a participação popular nas ruas ao acompanharem o posicionamento dos deputados contrários ao impeachment em plenário. “Quando anunciávamos nossos votos ontem, era impressionante a vibração. As ruas falaram mais alto para o nosso lado ontem”. E isso sinaliza, disse ele, que a consciência democrática do País está se mobilizando, e que essa construção precisa ser efetivamente consolidada.

O encontro contou ainda com os deputados Givaldo Carimbão (PHS-AL), Orlando Silva (PCdoB-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).