Contagem vai sediar curso sobre integração latino-americana 

O prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), recebeu, esta semana, autoridades da Rede Mercocidades e da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) para discutir a preparação de um curso internacional promovido pela Mercocidades e voltado à capacitação de gestores de relações internacionais de todos os países da Unasul, além de representantes da sociedade civil.  

Contagem vai sediar curso internacional sobre integração latino-americana

O curso, que está em sua 9ª edição, ocorrerá entre 6 e 10 de junho deste ano, na cidade de Contagem, que está entre as oito cidades brasileiras que integram o Conselho da Mercocidades.

Na avaliação do prefeito Carlin Moura, “as cidades e a sociedade civil precisam desempenhar seu protagonismo no processo de integração da América Latina, estratégico para o desenvolvimento de nossos países. Sediar o curso da Mercocidades é uma forma de contribuir para esse fim.”

Segundo ainda o prefeito de Contagem, a cidade vem ampliando sua inserção internacional e elencou entre suas prioridades a participação na Mercocidades, onde também exerce a sub-coordenação da Unidade Temática de Autonomia, Gestão e Participação.

“Por essa via, as políticas locais de participação popular na gestão da cidade, como a implementação do Planejamento Participativo, a criação da Escola da Cidadania, as brigadas de limpeza, dentre outras, estão sendo apresentadas às demais cidades da Rede. Na outra via, apostando na cooperação, Contagem tem feito contatos com outras políticas públicas bem sucedidas”, explicou.

Integração latino-americana

A Mercocidades, que esteve representada por Jorge Rodríguez, da Secretaria Técnica Permanente sediada em Montevidéu, é uma rede que congrega cidades do Mercosul e, por decisão da última cúpula, de toda a Unasul.

Ela é hoje uma importante forma de inserção internacional das cidades e de colaboração dos governos locais no processo latino-americano de integração. Já a AGUM, representada por Fernando Sosa, é um grupo de universidades articuladas para iniciativas em nível continental. Em Minas Gerais, a UFMG, que também esteve representada no encontro, faz parte desse grupo.

Também participou da reunião o Instituto de Estudos Contemporâneos e Cooperação Internacional (IECInt), que presta serviços à Prefeitura de Contagem no âmbito das relações internacionais.