FRENTE POPULAR DO ACRE REALIZOU O SEMINÁRIO NOVO DESAFIO, 2017-2020

 

Vice Prefeito Marcio Batista

 No sábado, 09 de abril, a Frente Popular do Acre realizou o Seminário Nosso Novo Desafio, Rio Branco 2017-2020. O objetivo do encontro foi elaborar propostas para gestão municipal nos próximos quatro. Esse, foi o primeiro de uma série de encontros programados para elaboração de propostas para as mais diversas áreas da gestão municipal, o tema central foi Educação .
O prefeito Marcus Alexandre abriu o evento com a apresentação de ações importantes como a revitalização de espaços, públicos, melhoria da malha viária e mobilidade urbana e ações de grande impacto como a construção do Shopping Popular.
O Vice-prefeito e Secretário de Educação de Rio Branco Márcio Batista apresentou a evolução no quadro de matrículas com destaque para a significativa ampliação na oferta de vagas para Educação Infantil. Só nos últimos três nãos forma ofertadas mais de três mil novas vagas de creche.
Outro destaque da gestão da educação do município do fortalecimento da política de Educação Inclusiva com a intensificação da formação continuada e ampliação do quadro de profissionais do Atendimento Educacional Especializado. Na rede municipal de educação de Rio Branco o Atendimento Educacional Especializado mobiliza 272 profissionais que atuam em 75 escolas, atendendo ao todo 582 alunos com deficiência, entre eles, 110 autistas.
Entre as ações que contribuem para a oferta de uma educação de qualidade social em Rio Branco o Programa Liga pela Paz, uma metodologia prepara educadores e educandos para reconhecer suas emoções e regulá-las, de modo a melhorar a convivência e reduzir a violência na escola e na família
Ao falar dos avanços da gestão da Educação municipal Márcio Batista destacou a importância de crescimento com qualidade. “ O mais importante é que conseguimos avançar em quantitativo mas sem perder o foco na qualidade “, disse Batista ao apontar indicadores que atestam a qualidade do ensino na rede municipal de educação de Rio Branco. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da educação Básica (Ideb) hoje Rio Branco ocupa o 5º lugar no ranking nacional com média 5.5, ficando à frente de capitais como Rio de janeiro e São Paulo, por exemplo.
A alimentação escolar é outro indicativo de qualidade. Investimentos na formação de manipulares e programas de aquisição de alimentos garantiram ao Município o Prêmio Gestor Merenda escolas por três anos consecutivos, em 2010, 2011, 2013.

Colaboração: Cleide Santos