Thiago Cassis: Uma noite com muitos jogos ao mesmo tempo

Pela Copa Nordeste, Santa Cruz e Bahia. Semifinal. Jogão. Pela Copa do Brasil jogos por todo o país, aqui vale a redundância já que o Campeonato Brasileiro é disputado em bem poucos estados. Coritiba visitou Sobral, no Ceará, já na capital paranaense o Brasil de Pelotas enfrentou o Atlético.

Por Thiago Cassis*

Remo e Vasco em partida pela Copa do Brasil de 2016

Entre outros jogos, ainda teve a Ferroviária de Araraquara que derrubou o Salgueiro (PE) e o Vasco derrotando o Remo em pleno Mangueirão lotado.

Na Libertadores, o Grêmio enfrentou a LDU no Equador e o São Paulo encarou o River Plate no Morumbi e bateu recorde de público no país esse ano.

Ah, e de tarde, com transmissão da Rede Globo e seu “principal narrador”, Galvão Bueno, passou para todo Brasil Atlético de Madrid e Barcelona. Neymar, Messi, Suárez, Iniesta, o zagueiro de verdade, Godin e aquele lateral da seleção que quase ninguém nunca viu jogar, Felipe Luis. O lateral brasileiro participou da jogada que matou o jogo e despachou a tal da super máquina catalã.

Reli os parágrafos anteriores.

Quarta-feira recheada para quem gosta de futebol. Se eu tivesse condições, teria visto a partida da Copa do Nordeste. Terminou 2 a 2. Deve ter sido mesmo um jogão. Mas estou em SP e, o máximo que tenho, são os canais que exibiam a Copa do Brasil, além do jogo da Globo, o da Libertadores.

Dos jogos da noite, assisti Remo x Vasco. Passei também pelo jogo do São Paulo, foi pegado, parece que o tricolor se achou na partida de ontem (13). Não que os argentinos estejam em grande fase, porém com dois gols de um ex-jogador do Boca Juniors, os paulistas derrubaram o atual campeão.

Mas Remo e Vasco num mata-mata, não pude resistir. Estádio lotado. Jorge Henrique e companhia em campo. Tecnicamente, nada demais, de qualquer forma um jogo difícil e disputado. Torcida do Remo empurrando o tempo todo. Exatamente o oposto da torcida do Atlético de Madrid de tarde, que dependia dos pedidos desesperados de Simeone, o treinador argentino, ele devia estar achando que estava em alguma cancha porteña dos anos 90, e esperava entrega total da torcida, torcedores que, no caso, devem ter pago bem caro no ingresso e pareciam assistir pela televisão. Vez ou outra – na verdade quase sempre – nossas torcidas tem se comportado do mesmo jeito…

Em um determinado momento da transmissão da Copa do Brasil, esse torneio democrático, prejudicado com o regulamento atual que já coloca os clubes da Libertadores nas oitavas de final, o narrador anuncia a classificação da Ferroviária, que agora enfrenta o Fluminense na próxima fase. Ferroviária e Fluminense. Esse eu não perco. Qual jogo da Libertadores vai ter no mesmo dia? Não sei. Talvez um bom mata-mata também. E nem sei se Fluminense contra o clube de Araraquara vai passar na TV.

Mas seria bom. A Copa do Brasil muitas vezes vai além do Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil realmente nos apresenta o futebol de todo o Brasil.

*Jornalista, participa do coletivo Futebol, Mídia e Democracia, do Barão de Itararé