"Heróis da Democracia" visitam Dilma e preveem derrota do impeachment

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta quinta-feira (14), no Palácio da Alvorada, os deputados que votaram contra o parecer da Comissão do Impeachment na Câmara dos Deputados. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) enfatizou que o impeachment não será aprovado. "Eles não terão dois terços”, enfatizou Jandira.

Dilma-Rousseff-durante-encontro-com-parlamentares

sobre o encontro, Jandira afirmou que foi “um gesto de agradecimento" da presidenta com os que votaram nela na Comissão. No dia 12, por meio das redes sociais, a presidenta Dilma agradeceu o apoio recebido pelos deputados que votaram contra o relatório da comissão especial do impeachment. “São 27 heróis da democracia, de 12 diferentes partidos, que tiveram a coragem de se voltar contra o relatório, instrumento de uma fraude”, escreveu.

“Meu agradecimento pela solidariedade, pela firmeza de atitude ao rejeitarem o afastamento de uma presidenta que não praticou crime de responsabilidade. Honraram a democracia e a Constituição”, finalizou.

Na quarta (13) parlamentares da base aliada também estiveram com a presidenta. O encontro aconteceu pouco antes da assinatura do contrato de renovação antecipada de concessão do Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Palácio do Planalto.

Votação

Em entrevista coletiva após ao encontro, o deputado Sílvio Costa (PTdoB) estimou que 203 deputados votarão contra o impeachment no próximo domingo (17) em plenário. De acordo com ele, o governo trabalha com uma margem de 10% pra cima ou pra baixo.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence destacou: “A oposição precisa de 342 votos 'sim' pelo impeachment e hoje eles não têm e não terão. E, nas ruas, o movimento pela legalidade democrática tem influenciado muito o voto de indecisos. O governo obviamente se preocupa com os indecisos. Há um trabalho de persuasão”.

Entre os presentes no encontro estavam também os deputados Orlando Silva, Luciana Santos (presidenta nacional do PCdoB), Arlindo Chinaglia, José Mentor, Pepe Vargas, Wadih Damous, José Guimarães, Benedita da Silva, Zé Geraldo, além dos ministros Ricardo Berzoini e Jaques Wagner.

Exoneração

A presidenta Dilma exonerou quatro ministros que têm mandato de deputado federal para votarem contra o impeachment na sessão de domingo. Três ministros exonerados são do PMDB: Mauro Lopes, da Secretaria de Aviação Civil, Celso Pansera, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Marcelo Castro, da Saúde, Além deles, o petista Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Agrário, também foi exonerado a pedido.