"Obama deve abdicar do Nobel da Paz", diz líder parlamentar russo

“Obama deve abdicar do seu prêmio Nobel da Paz e dá-lo às crianças da Líbia”, disse o deputado russo Aleksei Puchkov.

Civis fogem de ataque terrorista nas cercanias de Tripoli, em 2010

Além desta declaração, o chefe do Comitê da Duma (câmara baixa do parlamento russo) para as Relações Exteriores criticou a candidatura de Hillary Clinton ao cargo de presidenta, recordando o papel que ela desempenhou durante a intervenção militar dos EUA na guerra civil na Líbia.

Comentando as palavras de Obama sobre a intervenção, Puchkov escreveu na sua conta do twitter: "Obama considera a intervenção na Líbia o seu erro mais grave. E quais foram os gritos da ‘Vitória na Líbia’ dos EUA e OTAN em 2011! É hora de celebrar o réquiem".

Além disso, o político russo recomendou a Obama doar o prêmio Nobel da Paz às crianças líbias.

"Se a guerra na Líbia foi o erro mais grave da administração de Obama, então que direito tem Hillary Clinton, que simplesmente exigiu esta guerra, de ocupar a Casa Branca?" sublinhou.

Cabe mencionar que Hillary atualmente está entre os líderes da corrida presidencial nos EUA, que chegará a fim em 8 de novembro de 2016. Na altura do conflito na Líbia, Hillary ocupava o posto de Secretária de Estado.

Mais do que isso, desde a derrubada e o assassinato em 2011 do líder Muamar Khadafi, a Líbia vive em estado de crise gravíssima. Pelo menos quatro facções armadas estão lutando pelo poder no país.

A guerra já matou cerca de 30.000 pessoas, 30% das quais eram civis.