França: Polícia desmobiliza manifestantes contra reforma trabalhista

Ao final de 11 noites acordados, os manifestantes que ocupavam a praça da República em Paris e a praça Guichard em Lyon foram retirados pelas autoridades na madrugada desta segunda-feira (11). O movimento “Nuit Debout”, “De pé à Noite”, que nasceu dos protestos contra a reforma laboral do governo socialista, deve voltar a reunir-se esta noite.

"Nuit Debout": Polícia retirou manifestantes na madrugada de 11 de abril

Um manifestante explica que é “agente imobiliário” e que participa no protesto depois do trabalho e mesmo durante os intervalos que tem durante o dia”. Uma outra jovem afirma que “é uma jovem licenciada e não encontro trabalho. É complicado".

"Sou engenheira biológica, estou obrigada a procurar trabalho noutra área. Fiz tudo como devia, como manda as regras e não funciona. Assim sendo, alguma coisa está mal”, protesta.

Depois do “M15” e dos “Indignados”, do “Occupy”, esta está sendo considerada a versão francesa dos protestos sem lideranças. Desde o passado dia 30 de março, são realizadas assembleias gerais do “Nuit Debout” em várias cidades francesas.

O movimento nasceu nas redes sociais e promete não desaparecer até que haja uma "verdadeira reforma do país".