PCdoB repudia violência contra trabalhadores sem terra no Paraná

O PCdoB manifestou na noite desta sexta-feira (8) seu repúdio à ação de pistoleiros e policiais contra os trabalhadores rurais sem terra do Acampamento Dom Tomás Balduíno, que resultou na morte de dois camponeses e ferindo outros sete. Os comunistas cobram rigorosa apuração e punição dos responsáveis.

Trabalhadores sem terra Parana

O Partido Comunista do Brasil se manifestou através da opinião unânime dos membros de seu Comitê Central no início de sua 8ª reunião, que teve início nesta sexta-feira (8). A nota divulgada nesta noite, o partido condena a violência, defende o direito de organização dos trabalhadores e apoio sua luta pela reforma agrária. O PCdoB também se solidariza com as famílias dos trabalhadores mortos e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, bem como exige "do governo do Estado do Paraná e do poder judiciário a apuração rigorosa deste episódio e a punição dos culpados".

Leia a íntegra da nota:

Nota de repúdio à violência contra trabalhadores sem terra no Paraná

O Partido Comunista do Brasil manifesta seu repúdio à violência praticada contra trabalhadores rurais sem terra no município de Quedas do Iguaçu, no Paraná, na última quinta-feira dia 7 de abril de 2016. A ação resultou na morte de dois trabalhadores, outros sete ficaram feridos.

A direção regional do MST/Paraná apresentou provas contundentes que responsabilizam policiais militares do Paraná e seguranças privados da empresa madeireira Araupel pelos crimes cometidos.

Os trabalhadores faziam parte do Acampamento Dom Tomás Balduíno, do MST, localizado no município de Quedas do Iguaçu, Paraná. O Acampamento está situado nas terras da fazenda Rio das Cobras, que em dezembro do ano passado foi declarada pelo juiz da 2ª Vara Federal de Cascavél (PR) como área de domínio da União.

No próximo dia 17 de abril completam-se 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 trabalhadores rurais sem terra foram assassinados pela Polícia Militar do Pará. Lembramos também o massacre de Corumbiara em Rondônia, ocorrido em agosto de 1995, que resultou em dezenas de mortos. O PCdoB condena a violência contra os trabalhadores rurais, defende o direito à organização desses trabalhadores rurais e apoia sua luta justa pelo acesso à terra e pela reforma agrária.

Nesse momento de dor diante de tamanha tragédia nos solidarizamos com os familiares dos trabalhadores sem terra mortos e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST. Exigimos do governo do Estado do Paraná e do poder judiciário a apuração rigorosa deste episódio e a punição dos culpados.

São Paulo, 08 de abril de 2016.

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil – PCdoB