Caravana irá ocupar universidades e aprofundar o debate democrático

Lançada na última segunda-feira (4), em meio à celebração pela democracia que aconteceu no Teatro Oficina, no centro de São Paulo, a Caravana da UEE-SP nasce com o intuito de levar aulas públicas, debates e atos culturais a diversas universidades do estado. O evento vai até o final do mês de maio e tem como tema ”Aprofundar a democracia: em defesa dos direitos”.

Caravana irá ocupar universidades e aprofundar o debate democrático

”A ideia da caravana surge da necessidade de disputar a opinião dos estudantes e esclarecer o momento político que vivemos”, disse a presidenta da UEE, Flávia Oliveira.
A caravana da UEE-SP visitará cerca de 30 universidades, entre elas a USP, Unicamp, PUC-Campinas, Unifesp, FMU, Uninove, Unisanta, FATEC, Unifieo e várias outras.

Tradição do movimento estudantil 

Flávia contou que a inspiração veio da Caravana da Anistia – iniciativa que leva sessões públicas da Comissão de Anistia à diversas cidades do Brasil.

”Nos inspiramos nessa que foi a caravana pela redemocratização e resolvemos embarcar nesse desafio que será ganhar os estudantes e junto com as entidades estudantis defender o estado democrático de direito”, falou.

As chamadas ”caravanas” são uma tradição do movimento estudantil. Em 1962, a ”UNE Volante”, projeto em parceria com o Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, rodou o Brasil durante dois meses para debater a necessidade das reformas e entender a realidade brasileira com seus contrastes e potencialidades. Em 2004 e 2011, a UNE também visitou dezenas de universidades brasileiras.

Também em 2011, a UEE-SP embarcou numa jornada pelo estado paulista. Intitulada ”Circuito UniverCidade” percorreu doze municípios levando discussões importantes para o futuro dos jovens como o ProUni e o desenvolvimento da educação.

Para saber mais informações acesse o site da UEE-SP.