PP fica no governo e orienta a votar contra impeachment

O PP permanecerá na base de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff e a orientação da direção do partido é pelo voto contra o impeachment, comunicou nesta quarta (6), o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI). O PP tem hoje 54 parlamentares: 48 deputados e seis senadores em exercício. Há ainda três deputados licenciados.

Ciro Nogueira

O partido, um dos maiores da base, tinha nesta quarta-feira uma reunião do Diretório Nacional para decidir sobre a permanência no governo, mas, segundo Ciro Nogueira, os próprios parlamentares que pediram o encontro, desistiram da ideia.

“Essa reunião estava marcada para as 14h, mas quando fizemos um levantamento preliminar dos 57 votantes mais de 40 queriam a permanecia do partido na base”, disse o senador com o documento que pede o cancelamento da reunião nas mãos.

O senador acrescentou que a direção do partido tem uma "responsabilidade de estar ao lado da presidente" Dilma por fazer parte da base aliada, e disse que orientação do comando da legenda é pelo voto contra o impeachment.

"A orientação partidária é estar ao lado da presidente nesse momento da votação do impeachment", afirmou. Mas, segundo Nogueira, o partido ainda está discutindo se fará uma orientação formal à bancada ou se vai liberar o voto de seus parlamentares.

O presidente do partido assegurou nesta quarta que a legenda não vai negociar cargos durante a tramitação do processo de impeachment, e disse que o PP não discutirá mais sobre o rompimento com o governo até a votação do impedimento na Câmara. A própria presidente Dilma disse na terça-feira que o governo não está preparando nenhuma reestruturação ministerial antes da votação.

“Nenhum membro do partido nem seu presidente está autorizado a discutir participação no governo", disse o senador. "Não deixamos nenhuma margem no partido para nenhum tipo de discussão desse tipo”, completou.