Pequenos agricultores montam acampamento pela democracia 

Camponesas e camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) montaram, nesta segunda-feira (4), um acampamento nacional em Brasília que reuniu mais de 100 pessoas de 19 estados brasileiros que será mantido em sintonia com os atos que o próprio movimento realizará em todo Brasil durante esta semana. Entres os principais objetivos estão a defesa da democracia e a nacionalização do Programa Camponês. 

MPA monta acampamento em Brasília em favor da democracia

“Propomos um projeto estratégico para a estruturação massiva da Agricultura Camponesa, implantar um programa de produção de alimentos saudáveis que garanta alimento de qualidade no campo e na cidade, esse é o Programa Camponês”, destaca o dirigente do MPA, Anderson Amaro.

Rafaela Alves, da direção do MPA, acrescenta que o acampamento “é um espaço de luta e defesa da democracia. Nesse momento, os rumos da próxima geração estão sendo decididos. A decisão trata de qual será o Brasil das próximas décadas. É o Brasil da Casa Grande e da Senzala? Ou o Brasil dos brasileiros e brasileiras sem fome, sem miséria, com dignidade? É isso que está em disputa! Não é apenas o governo, são nossos direitos”, destaca.

O acampamento, que se estenderá até o dia 8 de abril, ao longo destes dias, realiza diversas ações em todos os Estados do Brasil. Entre os principais objetivos estão a Defesa da Democracia, Contra o Golpe e a Nacionalização do Programa Camponês. Estão previstas diversas plenárias de formação que irão contemplar os temas: Juventude, Golpe Militar e Campesinato. Os camponeses/as que estão no acampamento também vão realizar intervenções culturais em todo Distrito Federal.

O acampamento recebeu o nome do militante das Lutas Camponesas e da Reforma Agrária Clodomir Santos de Morais, que morreu no último dia 25 de março, aos 87 anos. Para o MPA, as contribuições de Clodomir foram decisivas para a luta de classes no Brasil, se consolidando em um grande intelectual militante.

Programa Camponês

O Programa Camponês proposto à sociedade e ao governo federal pelo Movimento dos Pequenos Agricultores e Movimentos da Via Campesina tem componentes importantes para ajudar o país a sair da crise, explicam os dirigentes do MPA.

O Programa Camponês proposto ao governo brasileiro e em estudo no Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) consiste em estimular o cooperativismo: em cada grande região os movimentos sociais selecionam cooperativas ou associações camponesas para operar o programa; garantir crédito desbancarizado e desburocratizado; e emprego de princípios, técnicas e métodos produtivos agroecológicos, compatíveis com a estratégia econômica, tecnológica e energética de autonomia camponesa.