Bancário do Rio Grande do Norte fortalecem a CUT

            Os Bancários Potiguares deram uma grande resposta aos divisionistas do PSTU e do CONLUTAS ao referendar a permanência do Sindicato filiado a Central Única dos Trabalhadores – C

            O plebiscito permitiu que todos os bancários se manifestassem sobre uma importante decisão, diferentemente de uma assembléia sempre realizada em Natal, onde os trabalhadores do interior ficariam alijados da decisão. Os bancários são a única categoria a ter um Contrato Coletivo Nacional – acordo assinado pela CNB/CUT com os bancos privados e estatais. Desligando-se da CUT o Sindicato dos Bancários/RN teria que negociar diretamente com as direções dos bancos, correndo sério risco de fazer acordo rebaixado.

 

            Nessa batalha a Corrente Sindical Classista – CSC/Bancários teve um papel de destaque, mobilizando os trabalhadores e forçando a diretoria do sindicato a realizar/financiar a organização do Plebiscito. A CSC está em franca ascensão no movimento bancário do Rio Grande do Norte e se prepara para vôos mais altos, mobilizando, organizando e defendendo os direitos e interesses dos trabalhadores bancários.

 

 

Fonte: Jan Varela