Caetano compara ato pró-impeachment à marcha golpista de 64

Caetano Veloso participou, na noite deste sábado (26), do programa Altas Horas, na Rede Globo, e falou sobre o clima político pelo qual o Brasil passa atualmente. Para o músico, que viveu exilado durante a ditadura militar brasileira, os atos pró-impeachment realizados no domingo (13) em várias partes do país são muito parecidos com as passeatas de 1964 que impulsionaram o golpe militar e novamente protagonizados pelos “privilegiados” contrários à inclusão social e redução da pobreza.

Caetano Veloso no Altas Horas - Divulgação

“Não reconheci a ‘passeata dos 100 mil’ que era contra a ditadura. [O ato pró-impeachment] E não era suficientemente diferente da passeata da Família com Deus pela Liberdade que produziu o golpe de 64, que incentivou, e encorajou para que se desse o golpe de 64. O negócio é mais embaixo, o quadro é complexo. Não dá para escolher um lado e gritar que o fulano é ladrão, não é simples assim”, afirmou Caetano.

O músico afirmou ainda que esta reação está diretamente ligada à tentativa dos governos de Lula e Dilma de reduzirem a pobreza. Isso porque uma parcela privilegiada da população reage, imediatamente, às políticas públicas de inclusão. “O Brasil é um país desumanamente desigual e isso há muito tempo, ou desde sempre, e toda movimentação no sentido de libertar-se desta estrutura desumana (…) sempre tem encontrado reações dos privilegiados de maneira a não deixar que nada aconteça.” 

Além de Caetano, o programa guiado Serginho Groisman contou com a participação de Alexandre Pires, Baby do Brasil, com o filho Pedro Baby, Emicida, Emanuelle Araújo, Rodrigo Santoro e Tony Ramos.

Assista ao vídeo na íntegra: