China propõe associação asiática de cooperação financeira

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, propôs nesta quinta-feira (24) a criação de uma associação asiática de cooperação financeira para melhorar os mercados e evitar turbulências financeiras.

Abertura do Foro de Boao

"A Ásia abrange o maior número de economias emergentes e mantém o ímpeto de crescimento", disse Li na cerimônia de abertura do Foro Boao para a Ásia 2016, na cidade de Sanya, no sul da China.

Na Ásia, só os países em desenvolvimento registraram um crescimento médio de 6,5% em 2015, contribuindo com cerca de 44% do crescimento do mundo, indicou Li.

"Temos razão para ser mais confiantes, mas temos de estimular ainda mais o ímpeto de crescimento e desempenhar um papel mais importante na recuperação econômica da própria Ásia e do mundo no geral", disse o premiê.

Li também expressou a esperança de que todos os países no mundo aprofundem a cooperação, coordenem as políticas e se oponham ao protecionismo de qualquer forma.

O Foro Boao para a Ásia 2016, com o tema "Novo Futuro da Ásia: Nova Dinâmica e Nova Visão", está sendo realizado na Província de Hainan, no sul da China. Mais de 2.000 representantes de mais de 60 países e regiões participam do evento.