Frente Povo Sem Medo convoca manifestação em defesa da democracia

A Frente Povo Sem Medo, composta por entidades do movimento social e que tem como princípio a luta por mais direitos e democracia, está convocado a população a sair às ruas na próxima quinta-feira (24), em São Paulo, para reivindicar o Estado Democrático de Direito, se posicionando, dessa forma, contra o impeachment de Dilma Rousseff, eleita com mais de 54 milhões de votos nas últimas eleições e denunciando as manobras jurídicas e midiáticas para promover um golpe em curso no país.

Frente Povo Sem Medo convoca manifestação em defesa da democracia

Em nota emitida nesta segunda-feira (21), a Frente afirma que é preciso denunciar à sociedade todo o aparato golpista e manipulador para incendiar o país.

“O momento é grave. Nas últimas semanas, os setores que querem derrubar Dilma e prender Lula apostaram todas as suas fichas, passando por cima inclusive de garantias constitucionais e das liberdades democráticas.

Insuflaram um clima macartista de intolerância e ódio, que se traduziu nas ruas com intimidação e agressões contra quem diverge. O ambiente criado é de caça às bruxas, de ameaça à nossa já frágil e limitada democracia.

Nunca é demais lembrar que o impeachment que querem impor tem a marca corrupta, antidemocrática e chantagista de Eduardo Cunha, representante do que há de pior na política brasileira.

A Lava Jato, impulsionada pelo legítimo anseio de combate à corrupção, transformou-se num instrumento de abusos e de seletividade. O juiz Sérgio Moro, vestindo a roupa de salvador da pátria, acredita poder passar por cima das garantias constitucionais mais elementares. Defendemos que a corrupção seja investigada até as últimas consequências. Mas para todos e com as garantias previstas na lei.

Não é de hoje que o Estado brasileiro é seletivo. A adoção da ‘justiça de exceção’ é regra desde sempre nas periferias urbanas, contra os pobres e negros. Direito de defesa aqui nunca existiu. O procedimento usado pela polícia e o judiciário nos becos e vielas quer agora legitimar como regra sob os aplausos inflamados pela mídia”, afirma um trecho da nota. 

A manifestação ocorrerá às 17h no Largo da Batata, na capital paulista. Ocorrerão mobilizações também no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Uberlândia, dentre outras cidades brasileiras.