Brasileiros em Paris se manifestam contra o golpe

Cerca de uma centena de brasileiros que vivem em Paris se reuniram nas proximidades do Consulado Geral do Brasil para demonstrar sua contrariedade à tentativa de golpe em curso no país; com cartazes e faixas, brasileiros pediam defesa da democracia e declaravam apoio ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff; nenhum dos correspondentes da grande imprensa brasileira em Paris acompanhou o ato.

Por Nina Santos e Leonardo Martins, para o Brasil 247

Manifestantes contra o golpe em Paris

Numa manifestação organizada pelas redes sociais, cerca de uma centena de brasileiros que vivem em Paris se reuniram nas proximidades do Consulado Geral do Brasil, para demonstrar sua contrariedade à tentativa de golpe em curso no país.

Em sua maior parte jovens e estudantes, os manifestantes produziram voluntariamente cartazes e faixas exaltando a democracia e denunciando o clima de instabilidade gerado por parte da imprensa, em associação com importantes setores econômicos, da oposição e do Poder Judiciário.

Nos cartazes, a defesa da democracia, a denúncia da tentativa de golpe, além de mensagens de apoio ao ex-presidente e atual ministro chefe da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, e também à Presidenta Dilma Rousseff.

A manifestação transcorreu tranquilamente. É de se estranhar, no entanto, que nenhum dos correspondentes da grande imprensa brasileira que aqui residem tenha acompanhado o ato. A manifestação pelo impeachment que aconteceu no último domingo (13) e contou com apenas vinte pessoas foi noticiada em diversos meios de comunicação.