Oposição histérica com Lula no ministério, mas e o Cunha?

A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem provocado histeria da oposição e da grande mídia, que estão muito incomodadas com o fato do ex-presidente – que não tem qualquer acusação formal contra ele, apenas suspeitas e muitas ilações –, enquanto o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, permanece na presidência da Casa sendo réu e com vários processos em andamento.

Pedro Serrano - Felipe Bianchi/Barão de Itararé

A principal argumentação que a oposição e a mídia disseminam é a de que Lula, ao assumir o cargo, estaria tentando fugir das investigações contra ele. Mas para o professor de Direito Constitucional da PUC-SP Pedro Serrano, Lula teria mais desvantagens se for julgado como ministro do que teria sem o foro privilegiado.

“Judicialmente, é pior para ele. Porque depois da decisão do STF, não há como apelar para outra instância porque você já é julgado direto na última”, disse Serrano à BBC Brasil.

Para o jurista, outra desvantagem é o fato de a Operação Lava Jato estar muito em evidência na mídia, o que pode acabar influenciando o andamento e a conclusão das investigações.

“Acho que o que ocorre aí é que o espetáculo substitui o processo penal. O direito de defesa vira uma maquiagem. São processos que você já sabe o resultado. A narrativa acusatória da mídia se impõe sobre qualquer argumento de defesa”, afirmou. “Não há quase nenhum espaço para a defesa na Lava Jato. Essa relação (da Justiça com a mídia) precisa ser discutida”, completou.