Seis razões para Lula ser ministro da presidenta Dilma

A presidenta Dilma Rousseff busca o melhor  caminho para enfrentar o momento mais difícil de seu governo e a decisão de buscar ajuda de Lula poderá trazer excelentes resultados. O Portal Vermelho enumerou seis razões pelas quais o ex-presidente Lula ajudará muito o governo como ministro-chefe da Casa Civil.

Lula ministro

Como ministro da Casa Civil, Lula tem tudo para ajudar Dilma a superar as dificuldades que seu governo enfrenta. Além de uma longa trajetória que se iniciou como sindicalista, Lula agregou experiência ao longo de oito anos como presidente e adquiriu grande projeção nacional e internacional. Veja abaixo as razões enumeradas pelo Portal Vermelho:

1. Lula é o líder popular mais importante do Brasil e como ministro agregará o seu prestígio ao governo. Um governo mais forte terá melhores condições de enfrentar a crise e fazer com que o país retome o crescimento econômico, gerando emprego e renda.

2. Lula tem ótima interlocução no Congresso Nacional, é muito habilidoso, capaz de agrupar e de convencer os deputados e senadores para um pacto pela democracia e pelo desenvolvimento. Contribuirá para que o governo retome sua força no parlamento e consiga aprovar as medidas contra a crise econômica.

3. Lula no governo pode derrotar o impeachment. A derrubada da presidenta Dilma seria uma tragédia para o país, porque jogaria o Brasil em uma grande instabilidade política. Derrubar uma presidenta que não cometeu nenhum crime de responsabilidade é um golpe contra o resultado das urnas. Em uma democracia, é basilar que todos respeitem as regras do jogo. Com Lula ministro o governo se fortalecerá para derrotar o impeachment já na Câmara dos Deputados.

4. Com Lula no governo será mais fácil retomar o desenvolvimento. O governo estará mais forte e com isso os agentes econômicos passam a confiar mais no país. O empresário se anima a investir, o trabalhador a consumir, os bancos a fornecer crédito.

5. A ida de Lula ao ministério não significa o fim do governo Dilma, ao contrário, fortalecerá a presidenta. Afinal, foi ela quem o convidou para ocupar a pasta. Dilma e Lula trabalharão juntos e o governo terá melhores condições de implementar as suas políticas.

6. Ao aceitar o ministério Lula não está obstruindo a justiça e nem fugindo de investigações. O ex-presidente é um cidadão como qualquer outro, não é réu em nenhum processo, não sofreu nenhuma condenação e, portanto, está em gozo pleno dos seus direitos políticos. Seria um absurdo impedi-lo de assumir o ministério sem que tenha sido denunciado, julgado ou condenado, como afirmou o próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. As investigações em curso continuam e passam a ser conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, vários especialistas, como Pedro Serrano, professor da PUC-SP, consideram que Lula só tem desvantagens com a ida do processo para o Supremo Tribunal Federal. Isso porque o ex-presidente perderia a chance de fazer qualquer apelação da decisão, já que o STF é a última instância.