Deputados lançam frente em defesa da previdência social rural 

Foi relançada, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (15), a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Rural. Presidida pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), a frente é composta por mais de 200 parlamentares e tem o objetivo de garantir os direitos já existentes dos trabalhadores rurais. 

Deputados lançam frente em defesa da previdência social rural - Agência Câmara

O lançamento da frente se deu em um seminário na Câmara que discutiu a seguridade e a previdência social rural. O evento contou com a participação de movimentos sindicais e campesinos.

Os agricultores manifestaram preocupação que a reforma da Previdência Social, que tem sido aventada pelo governo, possa retirar direitos da categoria. Foi o que explicou Alberto Ercílio Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

"Há na pauta do governo, da sociedade, dos meios de comunicação, da própria Câmara, uma possível reforma da previdência social. Quando se fala em reforma, há setores que colocam a necessidade de reformar a Previdência, inclusive nos segurados especiais, que são os trabalhadores e trabalhadoras rurais."

Os trabalhadores rurais são hoje segurados especiais da Previdência Social. Pelas regras vigentes, homens que trabalham no campo podem se aposentar aos 60 anos de idade e mulheres, aos 55 – ambos com um salário mínimo, mesmo sem ter cumprido o tempo mínimo de contribuição previdenciária.

Esse direito, segundo Bohn Gass, deve ser preservado. "Nós temos hoje mais de quatro milhões de estabelecimentos da agricultura familiar no País. São agricultores e agricultoras que produzem comida e conseguiram, com a Constituição de 1988, garantir um salário inteiro para o homem do campo, que só tinha meio salário, e um salário para a mulher, que não tinha nenhum salário de aposentadoria", afirmou.