Herdeiro da tradição musical popular, Tião Carvalho se filia ao PCdoB

Cantor, compositor, ator, bailarino, movimentador cultural, o embaixador do Maranhão em São Paulo, Tião Carvalho, agora também é integrante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Na quinta-feira (10), o músico se encontrou com a sambista Leci Brandão, deputada estadual do PCdoB paulista, que assinou a ficha de filiação dele.  

Por Railídia Carvalho

Tião Carvalho e Leci Brandão: filiação ao PCdoB - Assessoria Leci Brandão

Os dois relembraram a composição “Boi de Lágrimas”(Raimundo Makarra), gravada por Leci em 92 no LP Comprometida. Filhos do Brasil, Tião e Leci encarnam os ideais do PCdoB, aliado das lutas populares.

 
A eleição do comunista Flávio Dino para o governo do Maranhão é um marco na história da resistência democrática brasileira e referencial para o Partido Comunista do Brasil, que no dia 25 de março comemora 94 anos.
 
Pertencente ao distrital do partido no Butantã, Tião fortalece o movimento de cultura do PCdoB e vem na contramão da campanha contra a política partidária que é difundida atualmente no Brasil pelos meios de comunicação empresariais.
 
Na ocasião da assinatura da ficha de filiação, Tião contou que sempre fez parte dos planos dele se filiar a um partido político. “Ai fui conversando com os amigos de São Paulo, do Maranhão, amigos de Florianópolis, que também são do partido, e vim para o PCdoB”, disse. Ele também fez elogios a Leci Brandão, que se mostrou muito entusiasmada com a chegada de Tião Carvalho para a legenda.
 
“A festa do Bumba-Meu-Boi é uma das coisas mais lindas que se pode ver e é liderada por Tião e pelo Grupo Cupuaçu. Seja muito bem-vindo, será uma grande honra contar com esse guerreiro nas nossas fileiras”, declarou Leci na conta do facebook.
 
Artista Popular
 
Tião Carvalho nasceu na cidade de Cururupu, região noroeste do Estado do Maranhão. Desde menino aprendeu os ritmos do boi característicos da região. Quando se mudou para São Luiz para estudar teve contato com o teatro. Os trabalhos com música, canto e dança o levaram ao Rio de Janeiro e a São Paulo com o teatro Ventoforte. 
 
Desde os anos 80 em São Paulo formou as bandas Mafuá, Mexe com Tudo e fundou o grupo Cupuaçu. Há 20 anos coordena a festa do boi no Morro do Querosene, integrada ao calendário cultural da cidade, e uma das iniciativas que preserva a cultura maranhense no sudeste.