Habib's tenta 'obrigar' funcionários a participarem de manifestações antigoverno

Depois que o Habib’s promoveu uma campanha para incentivar os trabalhadores da rede a participarem das manifestações contra o governo federal neste domingo (13), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (CONTRACS/CUT), em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de Águas de Lindoia e Região (Sinthoresca), entrou com uma ação na Justiça do Trabalho para bloquear este tipo de ação.

Habibs

A empresa decorou suas lojas com motivos verde e amarelo e com os dizeres “Quero meu país de volta” e disseminou a hashtag “todomundoseajudando”. O Habib’s anunciou também a distribuição de adereços como fitas e cartazes aos clientes de suas lojas.

“É transparente, contudo, que a campanha “Fome de Mudança” é eminentemente política, e, embora seja evidente que empresários tenham todo o direito de atuar politicamente, como qualquer cidadão, esta decisão não pode jamais vincular a participação de seus trabalhadores nessas decisões, de modo a não reconhecer a diversidade de ideologias, opiniões e convicções de seus empregados”, afirma Alci Matos Araújo, presidente da Contracs/CUT.

O pedido de liminar será analisado pela Vara do Trabalho de Bragança Paulista.