Dilma visita regiões afetadas pelas inundações em São Paulo

Após sobrevoar as regiões afetadas pela chuva em São Paulo, neste sábado (12), a presidenta Dilma Rousseff afirmou ter ficado impressionada com a situação das famílias atingidas e reafirmou que os desabrigados poderão se cadastrar na terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida.

Dilma sobrevoa SP - Agência Brasil

Entre a última quinta (10) e sexta-feiras (11) a intensa chuva provocou alagamento e deslizamentos nas cidades de Franco da Rocha, Francisco da Rocha e Mairiporã, localizadas ao norte da grande São Paulo, causando a morte de pelo menos 15 pessoas.

Dilma sobrevoou as áreas atingidas, reuniu-se com o governador, Geraldo Alckmin, e prefeitos das cidades atingidas na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, e visitou o centro cultural da cidade, onde estão abrigadas 50 pessoas.

Dilma destacou o fato de a topografia da cidade ser muito íngreme, o que, por si só, deixa os moradores vulneráveis a desastres ambientais, como deslizamentos de terra. “Fiquei impressionada porque a cidade inteirinha é muito íngreme”, disse.

Segundo a presidenta, os desabrigados poderão se cadastrar na terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida. Para essas cidades, explicou ela, estavam destinadas 1,1 mil unidades nas fases anteriores do programa, mas todas foram distribuídas ou cadastradas. Na etapa 3, o programa tem a meta de entregar três milhões de moradias até 2018.

A presidenta fez um apelo, afirmando que as manifestações populares previstas para amanhã (13) devem ser tratadas com respeito. “Faço um apelo pela paz, vivemos em um momento em que as pessoas têm o direito de ir às ruas e a violência não deve existir de nenhum lado”.