Roberto Amaral oficializa saída do PSB

O ex-presidente do PSB Roberto Amaral anunciou sua desfiliação e carta de despedida aos militantes do partido. “Dirijo-me a vocês pela última vez como militante do partido que tenho o orgulho de haver ajudado a reorganizar-se, e a cuja construção dediquei três décadas da minha vida”, afirma.

Roberto Amaral

“Despeço-me da legenda para poder continuar defendendo o socialismo e sua proposta de fazer de nosso país uma nação soberana, desenvolvida e socialmente inclusiva”, salienta.

Na carta, Amaral aponta “a inevitabilidade da candidatura majoritária de Marina Silva (em 2014) criou a expectativa de um projeto eleitoral promissor”. Mas, no final do processo, esse projeto “foi desperdiçado”.

“O grau de degradação ficou evidente quando o partido, no segundo turno do pleito de 2014, traindo seu programa, rasgando sua história, decidiu-se por apoiar o projeto da classe dominante”, disse Amaral.

Amaral disse ainda que os tempos atuais são de resistência, e, mesmo em conjuntura de crise, diante do avanço das teses do neoliberalismo e das forças de direita, em todo o mundo, maior deve ser a convicção de que “o socialismo é a única alternativa para o futuro da humanidade”.

“Despeço-me do PSB que se nega a si mesmo para manter-me coerente com minha vida. Faço-o de alma leve, certo de que escolho a melhor senda rumo ao futuro”, conclui Amaral.

A deputada Luiza Erundina também anunciou a sua saída do PSB. Ela informa que se filiará no Psol, onde ficará abrigada enquanto não consegue fundar seu partido, o Raiz.