Conserino transforma duas visitas de Lula em ocultação de patrimônio

O advogado de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, afirmou que não causou surpresa a denúncia do feita pelo Ministério Público de São Paulo, nesta quarta-feira (9), já que o promotor Cássio Conserino já havia anunciado na revista Veja, em 22 de janeiro de 2016, sua posição antes mesmo de ouvir o depoimento do ex-presidente, ou seja, antes da conclusão do procedimento investigatório, o que demonstra parcialidade.

Conserino triplex

“Conserino apenas formalizou o resultado, deixando claro que a apuração não foi isenta, decorrendo tão somente da parcialidade e da intenção deliberada de macular a imagem de Lula, imputando crime a pessoa que o promotor sabe ser inocente", disse.

Para a defesa de Lula, a acusação do promotor de crime de ocultação de patrimônio, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro por causa da suposta compra do tríplex no Guarujá foi baseada apenas em suas visitas do ex-presidente ao imóvel.

"Conserino transformou duas visitas a um apartamento no Guarujá em ocultação de patrimônio. A família do ex-presidente Lula nunca escondeu que detinha uma cota-parte de um empreendimento da Bancoop, tendo solicitado o resgate desta cota no final de 2015”, enfatiza a defesa de Lula.

O advogado lembrou que o promotor Conserino responde a sindicância disciplinar no MP-SP, que é acompanhada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, justamente por ter antecipado o resultado antes de ter chegado ao fim das investigações.

“A conduta de promotor apenas confirma que o MP-SP e o MPF estão investigando os mesmos fatos, apontando a necessidade de o STF decidir sobre qual órgão do MP tem competência para tratar do assunto", reforçou.

O Instituto Lula, por meio de nota, também já rebateu as acusações e afirmou: "O ex-presidente Lula não é proprietário nem de triplex no Guarujá nem de sítio em Atibaia, e não cometeu nenhuma ilegalidade. Ele apresentou sua defesa e documentos que provam isso ao promotor Cássio Conserino”.