Aldo Rebelo garante segurança nos Jogos Olímpicos no Rio 

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, assegurou nesta quarta-feira (9) que o país está "preparado para garantir a segurança de desportistas e turistas" durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. Rebelo salientou a experiência que o Brasil adquiriu com a realização de sete grandes eventos organizados num período de dez anos, entre eles a Copa das Confederações e Copa do Mundo de Futebol de 2014, que considerou um "absoluto êxito". 

Aldo Rebelo garante segurança nos Jogos Olímpicos no Rio

O titular da Defesa do governo brasileiro não prevê manifestações durante os Jogos Olímpicos, que serão realizados em agosto próximo, mas destacou que as forças de segurança estão preparadas para lidar com eventuais protestos como os que ocorreram em 2013.

"Não prevemos protestos nem trabalhamos perante esse cenário, mas estamos prevenidos para o cumprimento das nossas funções", disse Rebelo durante uma conferência de imprensa em Brasília.

Clima tranquilo

O Ministro da Defesa acredita que os Jogos Olímpicos, que se iniciam no dia cinco de agosto, decorrerão "num clima muito mais tranquilo do que em 2013", quando houve uma série de manifestações da população exigindo melhores serviços.

Dos 85 mil agentes que cuidarão da segurança durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, 38 mil serão militares das Forças Armadas, dos quais 20 mil estarão no Rio de Janeiro, cabendo-lhes a defesa contra possíveis atos terroristas, a segurança química e nuclear e a proteção dos mais altos responsáveis do país e estrangeiros, entre outras tarefas.

O Almirante Ademir Sobrinho, da Marinha brasileira, sublinhou que as Forças Armadas não intervirão em questões de segurança pública, como manifestações de rua, a não ser que as autoridades encarregues de lidar com a situação percam o controlo da mesma. O Ministério da defesa contará com mais de 700 milhões de reais (cerca de 170 milhões de euros) para cumprir as suas missões, que incluem o treino das Forças Armadas e formação de novas equipes operacionais.