Sonda Dawn revela mais informação sobre pirâmide misteriosa em Ceres

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA informou que a sonda Dawn, que celebrou no último domingo (6), um ano de funcionamento na órbita do planeta anão Ceres, enviou à Terra novas fotos detalhadas da misteriosa montanha Ahuna Mons, que, vista mais de perto, é afinal não uma pirâmide, mas sim um cone achatado.

Superfície do planeta anão Ceres

“Ninguém esperava ver na superfície de Ceres uma montanha, especialmente como esta. Nós seguimos sem saber como ela se formou e ainda não temos um modelo computorizado verosímil que possa explicar a sua existência”, disse Christopher Russell, chefe da missão Dawn.

Esta montanha misteriosa foi detectada por cientistas ainda em fevereiro de 2015, antes da chegada de Dawn à Ceres e o estudo detalhado das primeiras fotos da superfície do planeta, onde também foram manchas brancas misteriosas.

No início os astrônomos acreditavam que esta formação na superfície de Ceres, cujas elevações chegam a ter uma altitude de cinco quilômetros, parecia uma pirâmide, o que fez os cientistas encolherem os ombros ao responderem à pergunta sobre a origem do fenômeno.

Porém, graças à descida gradual da sonda Dawn a partir da órbita, esta conseguiu recentemente obter novas fotos de Ahuna, cuja resolução é 120 vezes mais alta de que as primeiras enviadas. O estudo destas fotos mostrou que a “pirâmide” é na verdade um cone achatado com encostas abruptas.

Esta descoberta não esclareceu a origem da montanha – os cientistas ainda não têm hipóteses que expliquem como tal formação de tão grande dimensão e altitude pôde surgir no planeta anão, cujo subsolo devia resfriar-se quase imediatamente após a sua formação nos primeiros dias de vida do sistema Solar.

Os enigmas ainda se multiplicam tomando em conta que, nas novas fotos, a parte das encostas está coberta com um material branco luminoso que se parece, pela cor e outras qualidades, com as misteriosas manchas brancas na cratera Occator, a 450 quilômetros de Ahuna.