“Não fazemos ajustes para cortar programas fundamentais”, afirma Dilma

Nesta quarta-feira (9), em cerimônia no Palácio do Planalto, que anunciou a abertura 2 milhões de vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a presidenta Dilma Rousseff reafirmou que as medidas adotadas pelo seu governo são para preservar o futuro do Brasil.

Dilma anuncia aumento de vagas Pronatec - Agência Brasil

“Tenho certeza que avançamos nos nossos objetivos. Reafirmo aqui que mesmo no momento de crise, de dificuldade pelo qual passamos, é importante entender porque fazemos ajustes. Não fazemos ajustes para cortar o futuro do país, nós não fazemos ajustes para acabar com programas fundamentais. Fazemos ajustes para preservar aquilo que nós precisamos preservar porque constitui o caminho do futuro”, declarou a presidenta durante a cerimônia. O número de vagas do Pronatec é maior do que oferecido no ano passado, quando foram disponibilizadas 1,3 milhão de matrículas, um aumento de 43%.

“O país precisa desse investimento para ultrapassar não só esse momento e voltar a crescer, mas quando voltar a crescer, voltar com mais qualidade e mais capacidade de inovação”, disse Dilma, reforçando que o sucesso do programa que, desde 2011, gerou 9,4 milhões de matrículas. “A meta é só uma, garantir empregos melhores e com salários melhores”, frisou.

Dilma também afirmou que o investimento em educação técnica é fundamental para o país ultrapassar o momento de crise e voltar a crescer.

Segundo o Ministério da Educação, do total de vagas anunciadas nesta quarta para o Pronatec, aproximadamente 1,6 milhão serão em cursos de qualificação profissional, de curta duração (até dois meses), enquanto as outras cerca de 400 mil serão disponibilizadas em cursos técnicos, de duração maior (dois a três anos).